domingo, 6 de dezembro de 2020

Cabeças de Moringa


As moringas de barro na maioria das vezes eram cobertas por copos feitos do próprio barro, por copo de vidro ou por essas "cabeças" bordadas em vários motivos. As carinhas de bonecas e as de animais eram bastante comuns. 
Me lembro desse uso quando criança e nunca mais havia visto uma "cabeça de moringa" em tecido, bordadas em ponto cheio na máquina ou feitas a mão em alguma casa ou dando sopa por aí. Nem no interior são vista mais essas cabeças de moringa
As moringas também já tiveram o seu tempo áureo, tempo em que todas as casas tinha a sua, numa época ainda anterior à popularização das geladeiras. A moringa ficava ali na cozinha sempre à mão com a água fresquinha para ser bebida e, para enfeitá-la, faziam-se as "cabeças de moringa" que davam uma vida nova à moringa, decorava a cozinha e protegia a água no seu interior da poeira, insetos etc. 
Antigamente muita coisa era guarnecida por um paninho bordado, o fogão, a mesa, as prateleiras, o liquidificador e a geladeira - que tirou a moringa de cena - tinha pegadores em crochet ou em bordado também. Essas "cabeças de moringa" eu achei num usados e estavam novas, acho que nunca foram usadas, estavam com manchas de guardadas por muito tempo, bem longe da sua função de proteger o gargalo das lindas moringas de barro. 
Há muito tempo que tenho essas cabeças e só agora estou postando aqui. Para isso, comprei uma moringa pequena, que vou usar na minha cozinha - beberei muita água fresquinha! - e fiz as fotos com essa linda toalha de chita e algodão cru. Tudo nos conformes.
Vamos às "cabeças de moringa"?

Carinhas de gato. Eram, eu acho, as mais comuns, as mais usadas. Nesta aqui a prendada usou pontos à máquina no acabamento e o ponto haste fazendo o risco do desenho e nos pontos cheios também. O gato tem uma gravatinha e é meio godê o corpo. Fica uma belezoca na moringa!





Outras duas carinhas de gato, nessas está escrito a palavra fã. Toda bordada a mão, ponto festão no acabamento e ponto haste no desenho do risco e no ponto cheio do olho do gatinho. Amei o fã, fiquei fã!!!!






Essas duas são simples, isto é, com acabamento em ponto festão nas bordas e, na rosa, a prendada passou a costura reta bastante vezes pela borda como a fazer um bico. E ficou lindo!





Essa é chiquérrima. É toda bordada a mão, aliás, muito bem bordada, com pontos perfeitos seguindo o risco da gola desse palhacinho com cara super antiga, tipo anos 30. O ponto festão guarnecendo a borda do trabalho é uma perfeição, todos em um mesmo tamanho. A prendada jogou duríssimo no trabalho e o palhacinho ficou um luxo!


Essa é tipo, "pode entrar insetos e poeira", pois não tem forro. Mas essa é uma cabeça moderna, feita recentemente por uma prendada em ponto festão apertado. Amei. Falta forrar pra ter serventia.

Essas três são de crochet e devem ser de moringas bem pequenas, não couberam na minha. São em pontos muito bonitos de crochet antigo, com relevos, picôs e cordãozinho para apertar no gargalo.



Cabeças de galo, ou será de galinha, não sei...mas que são lindas essas "cabeças de moringa", isto sim elas são! A crista é toda bordada em ponto cheio muito bem feito, bem unido, não se vê o tecido embaixo. A prendada sabia bordar à máquina. As penas bordadas à mão em ponto haste. Uma beleza!!!


Os bicos da galinha ou do galo, são para à direita e para à esquerda. Quando se cansava de uma cabeça, colocava a outra virada pra outro lado. E assim ia a cozinha de antigamente, movimentada, bordada, colorida, viva e alegre. Fazia gosto!


Vai uma aguinha de moringa bem fresquinha????