domingo, 31 de maio de 2020

Um Alfaiate em Penedo

Penedo, Alagoas, 1977. A foto está em um livro sobre o rio São Francisco, editado pela CODEVASF em 1978.
E eu, arrastei a foto da página de Nina Sargaço lá no Facebook. Amei a foto!
Interessante é que eu e um grupo estivemos em um Festival de Cinema de Penedo justamente por esse período 1977/78. Olhando os meus guardados vou achar a data certa.
Penedo durante esse festival fervilhava. Havia festas nas ruas, peças de teatro, apresentações de dança, folclore. Os hotéis lotados. O cinema onde se dava o festival era lindo, dos anos 30/40, enorme, com uma sala de espera incrível cheia de fotos de artistas da era de ouro de Hollywood emolduradas decorando as paredes. Uma maravilha! 
Ney Latorraca, Bruna Lombardi e outros atores estavam no Festival de Cinema de Penedo daquele ano.
Passei alguns dias lá que foram fantásticos. Imaginem que ficamos hospedados no convento do século XVII que tem na cidade, as celas bem rústicas e sem uso há muito tempo, corredores enormes e largos. Uma delícia. E uma aventura.
Lembro do teatro da cidade, do século XIX, lindo, palco italiano e com frisas, pequeno, uma joia.
Acho que o festival de cinema acabou. Tanta coisa acabou...
Fiz um passeio de barco - lotado de gente! -  pelo rio, rio cheio, tipo uma procissão marítima, a água chegava dentro do barco molhando nossos nossos pés, tinha gente apavorada pensando que o barco fosse virar e, quando voltamos a terra, respiramos aliviados. Ufa!
Há alguns anos encontrei um morador de lá e, conversando sobre a linda Penedo, ele me disse que o rio estava...seco! Misericórdia! Me lembro que a cidade tinha uma balaustrada onde sentávamos e onde o rio batia...Seco! Fiquei atônito.
Atônito estou!
Fiquemos, então, com a imagem congelada no tempo e linda do alfaiate em sua porta de trabalho, na sua linda, nobre e rica cidade de Penedo.