sexta-feira, 10 de maio de 2019

São Francisco Xavier . O Santo Padroeiro de Salvador




Hoje, 10 de maio, é o dia em que São Francisco Xavier foi proclamado Padroeiro de Salvador. O dia mesmo do santo no calendário católico é 3 de dezembro. 
Há pouco fiz uma postagem sobre São Francisco Xavier depois que comprei em um antiquário de São Paulo uma estampa antiga, um santinho lindo do século XIX que estou recolocando abaixo.
O busto relicário - imagens acima - está guardado na Basílica de Salvador e, hoje, ele sai em procissão pequena, discreta, acompanhada por poucos fies e de alguns políticos - vereadores - da cidade.
Então, !Salve o nosso Padroeiro! e que ele continue sempre nos defendendo das pestes, muitas outras pestes "renovadas" que estão sempre a rondar e a nos assustar. 
Muitos milagres esperamos ainda de São Francisco Xavier.



O busto relicário enviado pela igreja para Salvador por ocasião da febre amarela em 1686 que dizimou grande parte da população soteropolitana. O busto é do século XVII e tem no centro do peito um pedacinho da ossada do santo.
(Foto de Sérgio Benutti - Blog Xique-Xique)




O busto de São Francisco Xavier é em prata lavrada em motivos fitomorfos formando arabescos. Rosto em madeira entalhada e policromada. A base é de forma octogonal, ornada com entrelaçados de cachos de videira.
As relíquias estão em um escrutínio ovóide no centro do peito.
(Foto do Blog São Francisco Xavier, O Apóstolo do Oriente)



A pequena procissão que faz também um pequeno trajeto: sai da Catedral Basílica de Salvador, faz uma parada na Igreja de São Pedro dos Clérigos, segue até a Câmara dos Vereadores e volta à Basílica onde está guardado.


Abaixo, o busto no altar da Igreja de São Pedro dos Clérigos.



O santinho antigo que comprei em Sampa.