sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Natal 1968

Sim, não se espante, a data acima está certa!


Pepita de Ouro!


Formosa!


Candura!


As árvores dessa propaganda de Seleções - dezembro de 1967 - são lindas, levíssimas, uma transição entre aquelas pesadonas verdes que se decorava com algodão/neve e, depois, umas medonhas prateadas de material duro e super cafonas e que até hoje existem. Podres!  Essas são lindas, delicadas, mas, na época, nunca vi...deveriam ser caras e não estariam para o orçamento de meus papais. Oh! 
A de lá de casa era a verde que durou anos, com o algodão e as bolas de vidro, aljôfar. Eu gostava mais das bolas que da árvore. Tinha umas bolas lindas, de diferentes formatos, decoradas, ricas. Ponteiras magníficas chegando quase ao teto. Hoje as bolas são medonhas! 
Não gosto de Árvores de Natal, aliás não gosto do Natal, festa ansiosa e feita para o consumo. Mesmo eu ficando meio por fora, sou invadido pelo "triquitriqui" e acabo comprando lembrancinhas e presentes. Oh! 
Festa agoniada, reuniões chatas. Felizmente os meus últimos natais tem sido com pouquíssima gente, mãe e irmãos e os ramos mais próximos da nossa árvore.
Feliz 1968, sim, não se espante! A data está certa, ou seja: é sempre a mesma coisa, a mesma lenga-lenga.

Sanduíche de... Rato!


Ilustrando uma piadinha sem graça, aquelas bem típicas das revistas Seleções, para toda a família, estava esse desenho de um sanduíche de rato ou um rato intrometido enfiado no meio de duas fatias de pão. Achei uma gracinha o desenho do rato com as orelhinhas em pé e o rabinho saindo de entre o pão dando  uma volta elegante. KKKK
Esta ilustração está em uma Seleções nova, isto é, de 1999, época em que já quase nada se salvava ou se aproveitava em relação às propagandas e ilustrações. A fase boa vai até os anos 60, 70 no máximo.
Mas, entre uma coisinha e outra, um ratinho aqui, um pãozinho ali, eis que me apareceu - e adorei! - este apetitoso sanduíche de rato. 
No desenho tudo bem, mas na realidade eu teria uma síncope. Fatal.