sábado, 20 de fevereiro de 2016

Paisagem do Rio de Janeiro . 2015


 Duas fotos de jornal do ano passado. Paisagem nada olímpica.
Poderia haver uma nova modalidade esportiva, tipo um campeonato ou prova de resgate de lixo. Quem recolhesse mais dejetos, medalha de ouro! Mas, será que o esportista estaria vivo depois de uma prova dessas de alto risco???
Medalha post mortem, então!
Essas duas fotos são lindas, mas, infelizmente, não anotei o nome do autor e nem o jornal que saiu. E olhe que eu sou louco por dar um crédito!
Falhei. Medalha de bronze para mim.


Paisagem do Rio de Janeiro . 1957


Paisagem do Rio de Janeiro, pintura de Roberto Gil, 1899 - 1990.
Do blog Peregrinacultural que é um baú de imagens maravilhosas.

Rádio Minas . Rádio Pampulha


Anúncio, na revista Alterosa, 1958.


Xilogravuras de Wilma Martins














Revista Alterosa, 1958.

Greguinho 54


Apontando o dedinho: deve estar dictando uma Lei! KKKK


Duas fotos lindas de um garotinho fantasiado de grego no carnaval de 1954. Eu quando criança adorava esta fantasia, mas nunca me deram o prazer de vestir uma dessas.
O garoto está perfeito! Nota-se o cetim de muito boa qualidade que deveria ser branco ou azul clarinho, o bordado em fitilho dourado fazendo a faixa decorativa da barra do saiote, aliás, muito bem pregueado e a faixa que segue o decote do ombro. A fantasia ainda tem uma fivela, que deveria ser dourada regulando o decote. Na cintura um cinto com medalhas ou moedas douradas e, no alto do braço, uma pulseira. Na cabeça, o greguinho ostenta a sua boa coroa de louros e nos pés, lindas sandalinhas trançadas e douradas, é claro. Luxo 54!
 Senti falta do meio manto que geralmente saía do ombro único. A mamãe do garoto deve ter optado pela fivela arrematando. Nota 10! Fantasia bem feitíssima!! Amei milhões!!
A mamãe se esmerou, gastou os tubos para deixar o filhote brilhando no carnaval de 54. Um luxo!
Esta foto eu comprei na feira Tom Jobim em BH. Agora é moda o comércio de fotos antigas, fotos desprezadas pelas famílias, jogadas fora no lixo e que são coletadas por aí e vendidas. Algumas são vendidas bem baratinhas, como estas - 1 real cada - e, outras, mais chocantes, aquelas feitas em estúdio, são vendidas por preço mais alto.
Eu tô adorando comprar fotografia velha em reciclo. As que tem dedicatória acho o máximo!
Tem gente que se deprime, acham tristes, mas eu só olho a beleza, a estética, os ambientes, cenários, as carinhas e as roupas antiguinhas. Não enxergo nenhum baixo astral. Só enxergo o retrato de uma época que passou.
É isto.


Freiras: Escola da Paciência!

 Matéria na revista Alterosa de Belo Horizonte, 1958. 
Foto magnífica! Freiras das boas com seus bons hábitos negros.
Agora tem até freira de saia e blusa!
As freiras estão em uma fila formada para a votação nas eleições de 1958 em Belo Horizonte. Pacientes, as irmãs aguardavam a sua vez. A última freirinha, baixinha, parecia estar meio agoniadinha..."por Nossa Senhora Medianeira, esta fila não anda!!! Estou exangue!! Derretida completamente! Já rezei cinco rosários inteiros!!! 
Sinto que estou perdendo os sentidos. Estou desidratada. Mofina! Acho que vou desfalecer! Já estou vendo Jesus, todos os anjos e a Virgem Maria. O sangue foge-me das veias..."
As freiras que estão embaixo do guarda chuva parece que estão numa conversa ótima..."Madre, Irmã São Calixto não acordou para as Matinas hoje...
-O que você está querendo dizer Irmã do Imaculado Coração de Jesus? Isto é muito grave! Procederei a uma investigação meticulosa! O que será que está acontecendo com a Irmã São Calixto?"
E de repente, um alvoroço: "Irmã São José desmaiou!"
-Corra, Irmã Pureza, vá depressa ao convento e traga a garrafa de Vinagre de Lisboa, a moringa com água fresca e compressas de algodão. Rápido Irmã Pureza! Temos que reanimar a Irmã da Incarnação.
-Pois não, Madre Benigna, estou indo a passos largos, é pra já!


Terezinha Morango . Revista Alterosa . 1958




 Concordo completamente com Terezinha, o morango idealizado pela Cutex é realmente um encanto!
Tonalidade nova e apaixonante. 1958 é morango!
Eu só uso esta fátima nas minhas unhas.


 Vidrinhos lindos. A embalagem do batom devia ser de metal dourado. Um encanto!


2015. Terezinha Morango Pittigliani entre Marlene Rodrigues dos Santos e Carmen Mayrink Veiga.