domingo, 14 de fevereiro de 2016

Ilustração . Revista Alterosa . 1958


As ilustrações na Revista Alterosa são lindíssimas, mas é uma pena muitas não estarem assinadas. Na ficha técnica da revista constam vários nomes como, Ziraldo, em seus primeiros trabalhos, Wilma Martins, que fazia xilogravura, Dounê Rezende Spínola, Eduardo de Paula, Euclides L. Santos, de quem já fiz uma página aqui no blog,  J.C. Moura, Jerônymo Ribeiro, Pinho e Augusto Rezende.
Algumas delas consigo identificar o autor, outras, como esta que estou colocando agora aqui, não sei de quem seja entre os nomes listados e acho difícil identificar.
Alguém sabe?
Fica, então, este belo desenho sem assinatura dos anos 50, a embelezar o blog. 

Suzy Parker . 1958


 Duas fotos de Suzy Parker de um mesmo ensaio de moda. A primeira foto foi capa da revista Alterosa em 1958 e não a vi pelo Google. Ponto para a Alterosa!
A segunda foto está na página de Suzy Parker no Google.


Revista Alterosa


Revista editada em Belo Horizonte de 1939 a 1964 - todas foram digitalizadas e estão disponíveis para leitura na net. Estas, eu comprei agora em BH, uma na Feira Tom Jobim e a outra em um sebo-brechó no Edifício Maletta na rua Bahia. 
O edifício Maletta é ótimo, a sobreloja cheia de bazares, brechós, sebos de livros e discos, bares, restaurantes e muita gente circulando. Eu adorei o Maletta, é a praia da cidade.
Não conhecia a revista Alterosa e fiquei surpreso com a qualidade, a quantidade de páginas, ilustrações, textos diversos - totalmente de época e engraçadíssimos - fotos, a capa colorida, enfim, uma ótima publicação que em nada ficava a dever as revistas do eixo Rio-São Paulo editadas na época. Aqui na Bahia não lembro de nenhuma revista assim e circulando mensalmente e por tantos anos.
A Alterosa era tipo de leitura para a família, textos edificantes, aqueles típicos da moral cristã, católica da época. Era perfeita para a tradicional família mineira. Leitura agradável, saudável. Uma belezoca. Amei a Alterosa. Fiquei alterado!
Irei colocando aos poucos umas pérolas da revista, como, por exemplo, "o tratamento da pele grumosa" KKKKK
As minhas Alterosas são lindas. A primeira, de 1956, tem na capa Esther Williams e a outra, de 1958, tem a deslumbrante, lindíssima, chiquérrima modelo Suzy Parker em foto, pra variar, divina. Ó céus, não existem mais mulheres como Suzy Parker! Uma pena, positivamente.


Vamos ler???