quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Santa Apolônia

Litogravura do livro Na Luz Perpétua, hagiografia de santos. Ontem eu presenteei o meu dentista com uma reprodução desse martírio de santa Apolônia, que mandei colocar em uma  moldura preta com  paspatur branco. Ficou chique...ele adorou! O Na Luz Perpétua tem estampas e litogravuras belíssimas.

Panos de Amostras de Ponto Cruz








 Dois panos de amostras de ponto cruz. O de cima foi feito por Edésia Clotildes-nome ótimo!!!!- que era uma vizinha de minha avó, ainda solteira, antes de se casar com meu avô em 1931. Portanto, este mostruário deve ser ou poderá ser, dos anos 20 do século passado. É um pano inteiriço, sem emendas e está, como se vê, assinado pela autora. São muito bem feitas as amostras. Adoro esse pano e guardo ele comigo há muito tempo. O de baixo, não sei a autora, pois foi me dado de presente. Todos sabem que adoro velharias, então...Este pano é diferente do de Edésia: ele não é inteiro, foi feito por partes, com tecidos diferentes e posteriormente emendados formando um só pano. Possui também uma variedade maior de motivos o que me levou a detalhá-lo mais.





Detalhes...




Há alguns anos vi uma exposição de bordados no Museu de Arte da Bahia e havia vários mostruários de pontos cruz. Tinha uns tão grandes que pareciam toalhas de mesa!