domingo, 3 de dezembro de 2017

Elisinha Moreira Salles


Nos meus guardados, esta nota do falecimento de dona Elisinha na revista Isto É, dezembro de 1988.


Dorival Caymmi . Desenho de Carlos Bastos


Encontrei este retrato de Caymmi feito pelo pintor Carlos Bastos no livro Cancioneiro da Bahia da editora Record, 1978, uma reunião de canções do compositor com ilustrações de Clóvis Graciano.
Antes de postar qualquer coisa aqui no meu blog, eu procuro no Google pra ver se já tem ou não e, este desenho, não está por lá. 
Então, é uma novidade antiguinha. Mas, será??? O Google nos pega com a boca na botija...
Admirem e arrastem, à vontade, este Caymmi por Carlos Bastos, dois baianos de truz. 

Santinho de Nossa Senhora Aparecida e Imagem em Madeira


Santinho super cafona e maravilhoso feito com montagens de várias imagens da antiga igreja de Nossa Senhora Aparecida, a atual basílica, santuário e a enorme passarela com os visitantes/devotos/peregrinos que vão a Aparecida. Pra arrematar, o mapa do Brasil recortado e a imagem da santa ao meio - sou a dona do pedaço! - e o colorido super retocado, muito azul, muito verde, muito amarelo - que cores seriam estas, hem? e a cúpula da basílica fosforescendo de luz ao alto. Tudo muito, tudo exagerado, trezentas mil informações em um pequenino pedaço de papel.
Achei este santinho dentro de um livro velho que comprei em um sebo. Com ele dentro ganhei o dia: meu lado traça boazinha, aquela que recicla e reaproveita amou e tome no blog!
Abaixo, uma escultura da santa em madeira. Ela está no gabinete da presidência lá em Brasília e salvei de uma foto. Recortei a escultura, que achei belíssima, um bloco de madeira maciça - cedro, deve ser - e a imagem bem simples esculpida.
Eu, na verdade, não gosto da representação da santa, acho aquele manto muito duro, sem movimento, prefiro aqueles de caimento natural ou os esvoaçantes do XVIII, mas esta imagem moderna e sintética da santa esculpida na madeira, pesadona, deu um resultado muito bom e muito chique, a imagem apareceu. 
E quem seria o autor?