domingo, 6 de agosto de 2017

Seis Contos da Era do Jazz de Fitzgerald e a Capa de Eugênio Hirsch


Comprei há pouco tempo este livro e por dois motivos, nunca li um livro de F. Scott Fitzgerald e por causa da capa que me causou frisson: é linda!
Fui ao Google saber quem era o criador e autor do desenho da bela capa: Eugênio Hirsch, austríaco, artista gráfico, pintor, desenhista, capista responsável pelo departamento de arte da antiga editora Civilização Brasileira que veio morar no Brasil e, aqui, revolucionou as capas de livro editados a partir dos anos 60. Esta capa é de 1961 e é um show!
O livro, que já comecei a ler, tem tradução e ensaio introdutório perfeito de Brenno Silveira sobre o autor, sua época, sua produção literária desde o início, o casamento com Zelda Sayre, a vida louca que levou o casal nos loucos anos 20/30 e tem, também e de quebra, um texto da filha de Fitzgerald, Frances Fitzgerald Lanahan.
Fitzgerald morreu cedo aos 44 anos em 1940.
Vamos à capa? Vejam que sensacional!



Suave é a Noite, O Grande Gatsby e Este Lado do Paraíso, livros que gostaria de já ter lido.
Os filmes eu vi.





Sinatra e Jobim . Uma Velha Capa de LP


Foto da capa de um velho Lp, rasgada, que guardei porque acho linda a foto, Sinatra está belíssimo nela - tempo de Mia - com Tom, ao lado e ao fundo, dando o tom brasileiro no violão. Era o tempo da boa música brasileira encantando o mundo e deixando todos de 4. 
E hoje???.....
Quis detalhar a foto em azul profundo e fumaças.
Ouvi tanto este disco... muito chique, aliás, os dois que a dupla fizeram juntos.
Hoje, as duplas, são sertanejas.