segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Gina Lollobrigida e Dercy Gonçalves . GINA !!!!!!!!!!


Imaginemos a fechação que foi Dercy Gonçalves, eleita a Rainha das Atrizes de 1967, encontrando Lolô.  Muito à vontade, íntima, deve ter gritado: GINA!!!!!!!!   KKKKK



Há tanto tempo que tô pra postar essa matéria do livro Universo 1967 e, só agora que soube da morte da atriz, me habilitei a pegar o grosso livro para escanear as fotos.

Fica aí a minha homenagem a Gina Lollobrigida!!!

GINA!!!!!!!



 À direita de Lollobrigida na primeira foto, uma das grandes figuras do carnaval carioca, Evandro de Castro Lima, baiano de família tradicional de Salvador. Ele e Clóvis Bornay foram os dois grandes costureiros e criadores de fantasias incríveis na categoria luxo dos desfiles do Municipal. Eram o máximo!

domingo, 8 de janeiro de 2023

Caetano Veloso . 1974





 Continuando hoje com a Tribuna da Bahia, do livro lançado em 2019 em comemoração dos 50 anos do jornal. Cada página do livro era a imagem da edição de capa de cada ano da Tribuna. De 1969 a 2019.

Aproveitei a Festa de Reis da Lapinha daquele 1974 e, é claro essa notícia sobre Caetano Veloso também na primeira página sobre uma "suspensão"- kkkkk -,  absurda  que ele sofreu em um show feito na Concha Acústica por atentado ao pudor e aos bons costumes.

Não me lembro desse acontecimento. Devo ter visto esse show, e não me lembro de nada que tivesse me constrangido, atentado contra mim. 

O show seguinte de Caetano, o do Vila Velha, eu devo ter visto também, na época eu via tudo, todos os shows da Concha e do Vila. E via tudo mais de uma vez!  Na época eu tinha muitos amigos e entrava em todos sem pagar. Muita gente entrava sem pagar, não sei o quanto Caetano e outros artistas lucravam com tantos penetras, amigos dos amigos - eu - e os convidados. Era show e festa. E desbunde kkkkkk

O Vila Velha era o local, o teatro que eu ia, amava, via tudo, era uma delícia!!!! Uma delícia da década de 70. Todos os artistas se apresentavam ali, naquele teatro alto astral. O TCA eu também ia muito, mas como o Vila com seus shows com os artistas tão próximos da gente não tinha, não teve igual. Show e Festa! E alegria total!!

Os shows da meia noite nas sextas... Uau! Os shows de samba com Batatinha e todos os sambistas maravilhosos de Salvador...o Essa Noite se Improvisa, também à meia noite... kkkkk tudo uma delícia. 

E fico por aqui.

sábado, 7 de janeiro de 2023

Festa de Reis . Salvador . 1974





 Uma página de um livro comemorativo dos cinquenta anos do jornal  A Tribuna da Bahia. Para cada ano, a fotografia das primeiras páginas com as notícias quentes do dia da edição.

Dessa página de 1974 - 49 anos! -  escaneada, selecionei essa manchete sobre a Festa de Reis da Lapinha que, na época, já era realizada com dificuldades e hoje, imagino que esteja numa situação bem pior, apesar das pessoas que ainda tentam manter a tradição.

Era linda a festa no bairro da Lapinha. Fui uma única vez, muito animada, muito cetim, muito brilho nas roupas, muita música, uma animação e uma manifestação linda. 

Espero que nunca acabe os tradicionais e lindos Ternos de Reis do bairro da Lapinha.

O Terno dos Astros. Será que ainda existe???

terça-feira, 3 de janeiro de 2023

São Jorge


 Para iniciar as postagens do ano do blog, nada melhor que uma imagem de São Jorge, aqui, numa alegoria de escola de samba do Rio de Janeiro, cidade devotíssima do santo guerreiro.

E vamos em frente!

E com São Jorge!

domingo, 27 de novembro de 2022

sábado, 12 de novembro de 2022

Telefômana


 Hoje o nome seria celulômana. O telefone fixo anda tão silencioso...os papos longos só com pessoas muito íntimas - kkk e olhe lá! - familiares que ligam pra saber não sei o quê, ou nada, e as tais das operadoras que ligam nos horários mais absurdos, 13:15 hs, 16:50hs. Ai! que porre.

Hoje quem come o nosso tempo de vida precioso é o celular, porque o aparelho não serve só para falar, isto é, telefonar, recebe-se e envia-se mensagens, as de grupos, vídeos, aplicativos vários e super importantes para o desenrolar da nossa vida moderna. É ótimo, é um prazer, mas é chato! E é um vício, uma cachaça, uma droga que, no que começa, não acaba mais.

Esse desenho é do livro Tratado Geral dos Chatos de Guilherme Figueiredo, escritor e intelectual brasileiro versado em história antiga - Grécia -, teatro, culinária, cronista observador dos costumes dos seus contemporâneos, inclusive dos chatos e seus vários tipos, a quem ele dedica um livro inteiro. Inclusive a telefômana, aquela que ficava horas no telefone sem se tocar que era inconveniente e...chata!

Sim, o desenho da telefômana é de Frederico Kikoler que ilustrou todo o livro de Guilherme Figueiredo.

Há alguns anos fiz uma postagem sobre o livro Brasil para Principiantes e Frederico Kikoler era o autor das hilárias ilustrações.

E é isso, depois de tanto tempo sem postar nada - por falta de tempo -, volto de telefômano. E chato.

quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Pintura Decorativa do Palácio Rio Branco



Esta pintura de uma bacante, lembrando um  afresco, está numa das paredes do Palácio Rio Branco que abrigou durante anos o Gabinete do Governador do Estado. É linda!
Dizem que no local vai funcionar um hotel!!! Para aonde irá o Memorial dos Governadores? Vai ficar tudo junto, misturado?


 

sábado, 10 de setembro de 2022

Rainha Elizabeth II


 Em cima do meu rádio de galalite verde está a imagem em resina da Rainha, comprada de um amigo que trouxe de NY.  Ela tem uma mãozinha que, quando mexemos nela ou corre um ventinho, dá um  tchauzinho, tchauzinho... Nem precisa dizer que adoro essa minha Rainha Elizabeth II na minha sala sempre comigo e sempre à minha vista.

sábado, 3 de setembro de 2022

A Borboleta Chiquérrima e Carmen Mayrink Veiga


 

Recebi hoje, de minha irmã, essa foto de uma borboleta belíssima e muito chique no estampadinho preto e branco do seu corpo tão delicado, joia da natureza, um escândalo de beleza e, me lembrei de umas fotos de Carmen Mayrink Veiga, a soberba, borboleteando para o fotógrafo Antonio Guerreiro num vestido Pierre Cardin, envolta em folhos, asas em metros de tecido vaporoso e de estampadinho miúdo como o da borboleta naturalmente chique.

Lembrei, também, não sei se é assim mesmo, um verso de Cecília Meireles, "entre o céu e o planeta a asa de uma borboleta".

E assim vamos, imaginando e associando belezas em um planeta que já foi um jardim...ainda bem que surgem borboletas alentadoras.

"era uma vez um jardim que se chamava terra".

E era uma vez um salão onde surgia Carmen Mayrink Veiga como uma aparição, borboleteando em instantes de beleza.

 





domingo, 24 de julho de 2022

Um Cisne e Caetano Veloso


Esses dois desenhos estavam enrolados e guardados em um tubo e assim permaneceram comigo por décadas! Os dois são do início dos anos 70. Ano passado dei os dois para meu irmão e ele os colocou em molduras com vidro. Expostos à luz e à claridade, os desenhos, que foram feitos em caneta hidrocor, se não estiverem   protegidos, a tendência será esmaecer, perder a cor, ir desaparecendo. Mas meu irmão é cuidadoso e já tratou de colocá-los no escurinho. E assim ficarão em suas cores originais para todo e sempre.
O autor é o artista plástico baiano Chico Mazzoni.


 

domingo, 17 de julho de 2022

segunda-feira, 4 de julho de 2022

Anjinho


 Vinheta anjinho em uma revista Intervalo de 1967.  No meio das fofocas dos artistas tinha ilustrações bem bonitinhas como essa barroquinha.

domingo, 26 de junho de 2022

Gilberto Gil . Jornal Domingo Ilustrado . Outubro de 1971


 
O show não aconteceu. Mas, imaginemos o que teria sido a reunião dos três num palco em SP. : Desbunde!

Aquele abraço para Gil!

quinta-feira, 9 de junho de 2022

Folha de guarda


As folhas de guarda dos livros antigos... tem coisa mais bonita e surpreendente nos desenhos e seus efeitos imitando mármore, alguns com estampas de cores numa mistura linda e sempre de bom gosto. É sempre um prazer pra mim quando abro um livro antigo, à vezes caindo aos pedaços e ver, apreciar a folha de guarda, sempre chiquérrimas abrindo as edições e dando aquela distinção. Compro muito livro só pelas folhas de guarda, escaneio e coloco aqui, depois passo adiante...não moro numa mansão.

Esta folha de guarda está em uma edição dos anos 50 de um dicionário luso - brasileiro da Larrousse, mas com cara dos anos 30.





 

sábado, 4 de junho de 2022

Um Muro e Duas Travessas Inglesas


Incrustadas no muro de uma antiga casa, essas duas travessas inglesas dão um toque maravilhoso ao local. Há anos que observo elas, pois sempre passo andando onde elas estão retiradas da sua natural serventia para decoração de muro de rua. A primeira oval é do tipo borrão, com aquele azul lindo e a de baixo uma travessa grande com motivos de flores e pássaros e contornada por uma linda guirlanda.

Bela ideia teve a criatura que aproveitou suas travessas já desgastadas e deu um outro destino, uma outra vida para elas.



 

segunda-feira, 30 de maio de 2022

Jorge Ben . Show no Copacabana Palace . Revista Interview . Anos 80


Um show de Jorge Ben ao vivo deve ser o máximo. Infelizmente nunca vi. Quero ver ainda!!!!!



Dona Mariazinha Guinle, chiquérrima, dando a nota na noite!

Gal Costa, seríssima!!!

Danuza Leão sempre o máximo e Cauby Peixoto que, por essa época, tinha  lançando um LP que foi sucesso total, o Cauby! Cauby!

Mila Moreira e Sílvia Bandeira. Lindas!!!