sábado, 12 de novembro de 2022

Telefômana


 Hoje o nome seria celulômana. O telefone fixo anda tão silencioso...os papos longos só com pessoas muito íntimas - kkk e olhe lá! - familiares que ligam pra saber não sei o quê, ou nada, e as tais das operadoras que ligam nos horários mais absurdos, 13:15 hs, 16:50hs. Ai! que porre.

Hoje quem come o nosso tempo de vida precioso é o celular, porque o aparelho não serve só para falar, isto é, telefonar, recebe-se e envia-se mensagens, as de grupos, vídeos, aplicativos vários e super importantes para o desenrolar da nossa vida moderna. É ótimo, é um prazer, mas é chato! E é um vício, uma cachaça, uma droga que, no que começa, não acaba mais.

Esse desenho é do livro Tratado Geral dos Chatos de Guilherme Figueiredo, escritor e intelectual brasileiro versado em história antiga - Grécia -, teatro, culinária, cronista observador dos costumes dos seus contemporâneos, inclusive dos chatos e seus vários tipos, a quem ele dedica um livro inteiro. Inclusive a telefômana, aquela que ficava horas no telefone sem se tocar que era inconveniente e...chata!

Sim, o desenho da telefômana é de Frederico Kikoler que ilustrou todo o livro de Guilherme Figueiredo.

Há alguns anos fiz uma postagem sobre o livro Brasil para Principiantes e Frederico Kikoler era o autor das hilárias ilustrações.

E é isso, depois de tanto tempo sem postar nada - por falta de tempo -, volto de telefômano. E chato.

6 comentários:

  1. Oi, você trouxe aqui coisas de um tempo que não existe mais. Lembro bem do telefone fixo, muitos papos, o mesmo tempo em que se trocavam correspondência. O celular hoje é um dia é um mini computador, tá tudo lá. Lembro do livro do Guilherme Figueiredo, não lembro de ter lido,. Tive algumas amigas telefômanas. ..Abração

    ResponderExcluir
  2. Abraços, amigo. Esse livro eu não conhecia, comprei no meio da rua...adoro achar esses livros já não mais editados e com ilustrações. Guilherme Figueiredo tem também um livro de culinária que quero comprar. Ele tá completamente esquecido. Que bom que vc gostou.
    Eu ainda tenho o fixo, que uso pouco e recebo poucas ligações, já pensei em desligar, mas, vai que me baixa uma telefômana e eu sei aparelho, já pensou?
    Um abraço.
    Queria saber o seu canal do Youtube. Mande, ok.

    ResponderExcluir
  3. É uma delícia achar novamente esse blog! Não lembrava do nome, mas lembro de acompanha-lo em meados de 2014/15 quando era adolescente e agora, aos 26 e ainda fascinado por antiguidades, continuo observando e me deliciando com os tesouros aqui postados. Meu mais sincero obrigado ao Sr. Dono do blog!!! Abraços do RS.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado!!!! O blog eu comecei em 2013, então vc é fã mesmo. Atualmente tenho postado menos, é tanta coisa... mas não deixo de colocar as minha velharias queridas sempre que posso.
    Abraços da BA.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelo blog. Continuo acompanhando suas postagens mesmo distante em Curitiba. Lembro que uma vez você publicou a foto do interior de um prédio no Jardim Brasil onde morei.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado, João, pela fidelidade!!! Eu não me lembro desse prédio, vou ter que entrar em algum dos itens que eu posso tê-lo colocado.
    Um abraço, e Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir