domingo, 16 de agosto de 2020

Renda de Sianinha


A sianinha é um enfeite para roupas - "ondinhas copacabana" -  de uso muito comum em barrados para toalhas e panos de cozinha, nas roupinhas para creanças, nas fantasias de carnaval, nas caipirinhas de São João. Cafona, terrível nos modos em que é utilizada, alternando em cores e espessuras para ornar qualquer coisa, não é um recurso que se diga de bom gosto. Mas...mas...
Ao ver este trabalho acima e muitos mais feitos com a simplória sianinha, a partir dela e com o auxílio do crochet e também de bordados, as tão medonhas sianinhas se transformam e se tornam - ou melhor, se tornavam, porque ninguém mais faz esse tipo de trabalho - em rendas de altíssima qualidade estética para o vestuário e de bom gosto indiscutível.
Hoje a sianinha não é usada assim, tão linda, mas se alguém - "uma santa criatura" - reabilitasse esse uso maravilhoso das sianinhas e elas estariam facilmente nas passarelas da moda, usadas como renda e um recurso de luxo em roupas femininas.
Quem quiser ver mais preciosidades feitas com a humilde sianinha, que entre no Facebook na página do Acervo de Nina Sargaço. Lá tem sianinhas aplicadas nos tradicionais trabalhos brejeiros e populares ( os antigos eram lindos! ) e também os de luxo, como nesta renda da imagem. 
E muito mais coisas incríveis se encontra lá, além das sianinhas.
Nota: as sianinhas de antanho eram todas de puro e bom algodão. Acho que as de agora são de puro petróleo.



2 comentários:

  1. Achei linda!Devo ser meio cafona,porque adoro cianinha!Assisti o vídeo da Nina graças a uma outra publicação sua e achei muito interessante.E sim,compro xícaras avulsas para a minha coleção.Publiquei uma toalha há umas duas semanas que acho que você iria gostar de ver...Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Eu vi a toalha, uma com uns quadrados, não é? Não entendi bem ela...por isso não comentei. Vi que tem o bordado de uma flor parecido com as coisas da ilha da Madeira.Eu achei a cor escura demais. Vou olhar novamente, pra ver se gosto.
    Vocês escrevem sianinha com C. Engraçado. Isso de ser cafona é um olhar meu, acho batido demais o uso das sianinhas.
    Um abraço. Como é o seu nome mesmo, louca??? KKKKK Até hoje não sei!
    Saúde.

    ResponderExcluir