segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Minha Clemens Muller. Vamos Costurar?






Uma das coisas que mais gostei de comprar ultimamente foi esta maquina de costura alemã, Clemens Muller - modelo 1890 - e, o melhor, funcionando!!! aguentando o tranco para um novo século, costura que é uma beleza!!!!
Comprei de um amigo que ia viajar, a máquina era da avó dele e estava parada há anos. Verdade. Estava suja, com muita sujeira grudada por causa do uso dos óleos de máquina e deu um trabalhão para retirar aquela graxa que se formou. 
Depois de lubrificar toda e colocar mais óleo próprio, ela ficou perfeita. Estou pensando até em aceitar umas costuras de encomenda para aumentar os meus parcos rendimentos.
Alguém se habilita?
Para manter a máquina sempre livre de poeira encomendei uma cúpula de acrílico e ali ela fica sempre em exposição - adoro olhar para ela! - e sempre disposta ao trabalho.

8 comentários:

  1. Jorge

    A máquina ficou linda, exposta nessa vitrina, qual peça de Museu. Quanto à costurar, o meu amigo Manel faz cortinas na máquina de costura. Mais ainda, há uns tempos comprou uma almofada e o respectivo suporte para fazer renda de bilros e após muita pesquisa na net, aprendeu a fazer renda de bilros. Portanto, pode sempre aventurar-se pela costura e reduzir os gastos em compras de lençóis ou camisas. lol

    Um abraço da cidade das alfaces

    ResponderExcluir
  2. Obrigado. Seria ruim colocar uma cobertura fechada, o bom é Vê-la sempre. Hoje aprendi verdadeiramente como colocar a linha na laçadeira a canelinha - estava colocando errado e o ponto de baixo estava horrível. Meus deus, como tudo era complicado, não era nada fácil, orifícios miúdos, haja vista para enfiar a linha...
    Passei óleo de linhaça cru em toda a peça, agora estou dando um tempo para absorver bem, pois a madeira estava um pouco seca, e vou passar uma mão de cera laranja que dá um tchan incrível!.
    Eu faço lencóis.Fronhas. Fica mais barato. E poucas coisas mais...Morro de vontade de fazer alguma coisa mais, mas acho dofícil. Renda de bilro é uma loucura!!! Em Portugal tem muito, eu sei. Já vi uma reunião de milhçoes de senhoras a fazer a renda de almofada. Parecia um congresso...kkkk
    Amei a história da alfacinha. Não sabia de nada.
    Um abraço alfacinha via meu avô Barosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge

      Estas máquinas de costuras antigas são lindas. Foram feitas num tempo em que se achava que as peças do quotidiano produzidas industrialmente poderiam ter qualquer coisa de artístico.

      Quando às rendas de bilros, já há uns tempos que ando para fazer um post sobre o assunto. Até porque com a almofada, vieram alguns moldes antigos. Aquelas rendas tem desenhos complicadíssimos e só um professor de geometria descritiva como o Manel poderia aprende-las a fazer na net.

      Um abraço

      Excluir
  3. Sim, elas tinham que ser bonitas, a parte de ferro eram decorados com desenhos em dourado, o cabo era de cerâmica, a parte de madeira era alto, deixava ela em destaque. Eu sou louco por elas e estou louco pela minha.
    Então vc comprou uma almofada antiga de bilros e veio com os desenhos de época! Que maravilha!
    Hoje a renda de bilro que se faz aqui - na Ilha de Maré e em Saubara - são bonitas, mas os pontos não têm muita variação. E vejo muita coisa para vender com os pontos que, suponho ser o básico do básico da renda.
    Eu tenho um livro aqui em casa sobre a renda feita aqui em Salvador. Resta eu encontra ele para fazer um post.
    Realmente só fazendo um curso de geometria kkkk para decifrar aquelas tramas loucas.
    Adoro o barulhinho dos bilros. É um trabalho tinhoso.E haja vista! E tempo.
    É lindo.
    Pela internet eu acho difícil aprender tudo...não consigo.
    Voltando: Eu tenho uma máquina de pedal Pfaff 30 que comprei nos anos 90. É nela que faço minhas poucas coisas. É uma máquina fortíssima, feita para durar 5000 anos. Se eu quiser costurar lona da mais grossa, a máquina não recusa. Hoje, uma máquina moderna sai pulando quando enfrenta um tecido mais grossinho.
    Recentemente encontrei um rapaz vendendo uma Pfaff. Perguntei se ele tinha os acessórios dela originais, tinha, e me vendeu a caixinha com tudo! Bobinas, chavinhas, almotolia, tipos de pés, endoidei!
    E assim eu vou vivendo a vida, Clemens Muller/ Pfaff/Alemanha/Bahia.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Gente!!! Eu tenho uma máquina dessas! herança da minha querida vózinha!

    ResponderExcluir
  5. Meus parabéns, Lílian. Conserve a sua máquina!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Fiquei 4 meses restaurando a minha. Agora só falta saber qual agulha posso usar. Muito lindas essas Clemens!!!

    ResponderExcluir
  7. Que bom!!! As agulhas eu comprei no Mercado Livre. Foi um cara de São Paulo que me vendeu. Elas são roliças. Mas experimente as comuns pra ver se funciona.
    A minha eu fui dando um jeitinho, mas o ponto sempre fica meio irregular, mas tudo bem.
    Vou tentar me lembrar quem me vendeu as agulhas e te respondo por aqui
    Um abraço.

    ResponderExcluir