sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Darwin Brandão . Cidade do Salvador, Caminho do Encantamento e Ilustrações de Carlos Bastos


Ontem procurando alguma coisa sobre o autor Darwin Brandão no Google, de quem acabei de comprar um ótimo livro sobre culinária baiana, suas histórias e receitas, me deparei com um outro livro do autor cujas ilustrações - lindas - são do pintor baiano Carlos Bastos.
Ai, como eu adoro encontrar livros, textos, desenhos, ilustrações, histórias, enfim, de uma Bahia que já não existe mais, cheia de mistérios, de encantamentos, de feitiço, de misticismo, religiosidade e alegria.
Do Google arrastei esses desenhos de Carlos Bastos feitos para o livro Cidade do Salvador, Caminho do Encantamento. Darwin Brandão não era baiano, era capixaba. Mas enxergou a Bahia melhor que muito baiano.
O livro de culinária que comprei chama-se A Cozinha Baiana, escrito em 1948. Foi revisto pelo autor, com acréscimos, para a reedição em formato de bolso das Edições de Ouro nos anos 50. Tem prefácio de Antônio Houaiss, gramático, dicionarista e apaixonado por culinária, ele próprio autor de um livro sobre o tema. Tem também o prefácio da primeira edição escrito por Edison Carneiro, baiano, estudioso da cultura negra e, um  texto/crônica de Paulo Mendes Campos.
Para completar o time de gente maravilhosa que contribuiu para o livro, o magnífico Poty fez as ilustrações.
A este livro de Darwin Brandão eu voltarei com outra postagem e aí, então, coloco os lindos desenhos de Poty.






Nenhum comentário:

Postar um comentário