sexta-feira, 6 de julho de 2018

A Bonequinha Brasileira e a Coleção de Samuel Pryor


Em uma revista Seleções de abril de 1965, encontrei esta matéria sobre a coleção de bonecas de Samuel Pryor, que foi um dos presidentes da Pan American Airways e que era, também, um colecionador de bonecas antigas. Esta coleção estava ou está ainda - não consegui maiores informações no Google -, na Biblioteca Internacional de Bonecas em Connecticut, EUA.
Na foto abaixo que peguei do Google, está o Sr. Pryor em meio ao acervo da sua grande coleção de bonecas. 
Eu, particularmente, não sou chegado a essas bonecas antigas, mesmo que sejam de louça, de biscuit ou de celuloide. Elas me dão uma certa agonia, me assustam, sei lá, não gosto. Mas, a baianinha, a Bonequinha Brasileira da coleção de Pryor eu amei e, uma dessa, eu adoraria ter, não me meteria medo.
Eu não ia escanear a matéria toda da revista, iria só colocar a foto da Bonequinha Brasileira, mas, como eu sei que o assunto poderá interessar a algum fã de bonecas antigas que adentre aqui no blog, então me dei ao trabalho de copiar a matéria toda  que foi escrita por Robert O'Brien, com fotos de Philippe Halsman. A foto da Bonequinha Brasileira é de J.D.Barnell. Aliás, o fotógrafo J.D.Darnell fez fotos incríveis para a Seleções aqui no Brasil, capas maravilhosas e, dele, eu já coloquei muita coisa aqui no Antiguinho.












Apesar de ter horror a touradas, essa Madona dos Toureiros é lindíssima e riquíssima. Acho que devia haver uma madona para os touros também. São eles que merecem mais proteção da Virgem, pois são as verdadeiras vítimas do infame "esporte".



4 comentários:

  1. Que bom que vc colocou essa reportagem aqui! Maravilhoso isso. pena não ter como saber se o museu, ops, biblioteca ainda ainda existe.
    Como não amar esse blog?

    ResponderExcluir
  2. Essa matéria foi um achado, uma coisa que jamais pensei em encontrar. A revista Seleções sempre trazendo surpresas, ainda, e eu aproveitando delas. Pois é, será que o museu ainda existe...não vi pelo Google. Achei coisa antiga, mas atual, não. Obrigado, Lílian!
    Foi vc quem fez a pesquisa sobre Ibrahim Sued para uma monografia de mestrado?
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Não, não sou eu! Mas fiquei agora deveras curiosa sobre essa monografia, rsrsrs. Li alguma coisa dele no livro do Zózimo (aliás que livro fantástico), poderiam tbm fazer um sobre ele, seria tão delicioso quanto.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Lilian, me lembrei o nome da menina era Lina. Ela pegou várias coisas daqui do blog e me pediu um depoimento sobre a época em que eu lia as colunas de Ibrahim. Tô trocando as bolas já! Tô broco.
    Uma vez eu li que Bebel, filha de Ibrahim, estava querendo lançar um livro. Acho que não rolou.
    Um abraço.

    ResponderExcluir