sábado, 25 de novembro de 2017

Passeio Antiguinho . Casa na Rua Manoel Barreto - Graça . O Ontem e o Hoje Dela



Durante anos esta casa permaneceu assim como está nas fotos acima. 
Parece que ficou um longo tempo desabitada e fechada, porém a estrutura ficou sempre mantida em sua arquitetura original em estilo funcional de casa típica dos anos 50, nunca foi alterada e, melhor,  nunca foi ao chão, nunca ficou decadente, parecia que havia alguém que a mantinha e que de uma hora para outra dariam um destino e um uso legal a ela respeitando o seu estilo próprio de uma época.
Eu adorava vê-la assim, sempre igualzinha alo longo dos anos e tão bonita. Amo as casas dos anos 50.
 Mas, passando em frente a ela recentemente, tomei um susto quando a vi, ou melhor, ou pior, não vi a casa que sempre eu via intacta como vinha se mantendo. Fiquei perdido no espaço procurando a casa - onde estou, estou mesmo na Rua Manoel Barreto???? Ou enlouqueci... estou bêbado?... esta casa que agora está aqui não era a casa que sempre esteve aqui...Pirei?
Pois é, deram uma repaginada louca na casa, alteraram adaptando-a a sua nova função de clínica médica. A árvore dançou logo - atrapalhava - e as janelas da frente, agora, é um grande espelho inteiriço e fumê. Virou qualquer coisa. Estilo qualquer coisa.
É isso.
Eu vivo e ando por uma cidade que me mete sustos e esses sustos provindos de transformações radicais no urbanismo e em casas que me situam no espaço em que vivo me deixam triste, pois parece que estou vivendo e andando em outra cidade que não a minha, que não é mais a minha. 
-Onde estou?
-Na Rua Manoel Barreto
-Mas aqui não tinha esta casa!
-Será que estou com problema de vista?
-Preciso consultar um oftalmologista urgente!




6 comentários:

  1. Pra se viver em Salvador só estando numa bolha, sem ver ou ouvir nada. Pessoas, de todas as classes sociais, mal educadas, sem bom senso. A cidade é degradada de todas as maneiras.Essa casa foi transformada sem dó numa coisa modernosa,esteticamente pobre. Enfim,faz tempo que perdi totalmente o tesão de viver nesta cidade.

    ResponderExcluir
  2. Concordo. E é o Brasil todo que está assim, é um salve-se quem puder. É por isso que quem tem dinheiro vai embora do país e nem olha pra trás.
    É tanta coisa a reclamar...tá tudo um horror!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Uma lástima. A poucos dias aconteceu o mesmo comigo no bairro da Barra, um casarão antigo belíssimo que era utilizado como um hostel,na esquina das ruas Barão de Sergy com Barão de Itapoan em frente ao Supermercado bom preço, foi demolido sem dó nem piedade e construída uma farmácia que mais parece uma caixa de concreto. Muito triste.

    ResponderExcluir
  4. Eu já tinha lido sobre a demolição dessa casa e fiquei chateadíssimo. Do jeito que vai, não restará nada para contar das construções das primeiras décadas do século XX. O decó vai todo embora!.
    E agora é assim, demolem e fazem uma caixa de sapatos, um quadrado com um vão só para aproveitamento do espaço físico do terreno. Um horror! Na Vitória fizeram uma loja de carros onde era um casarão lindo.
    É isso. Piores dias virão.
    Abraços, Anônimo e, obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  5. Jorge

    Embora prefira sempre coisas mais antigas, também acho graça a essas moradias dos anos cinquenta. Em Portugal há umas quantas pelo País fora, mas onde existiam muitas era nas antigas colónias portuguesas de Angola e Moçambique. Em cidades como Luanda, Lobito ou Lourenço Marques (hoje repatizada Maputo) existiam muitas dessas moradias engraçadíssimas. Nas colónias os portugueses eram mais dados às aventuras estéticas do que na metrópole.

    É sempre uma pena esta tendência de apagar os traços do passado nas cidades. Precisamos da memória para vivermos.

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luís, essa casa é daquele estilo que chamamos de funcional, são casas leves, arejadas, amplas e materiais modernos usados. Já postei aqui uma série de desenhos desse tipo de construção. Eu adoro. Tinha um amigo que morava em uma casa assim, imensa. Acontece que elas estão agora se prestando ou para clínicas ou para serem derrubadas mesmo. Uma lástima. Dessa forma não teremos mais registros do que foi a arquitetura de residências no Brasil dos anos 50. Amo a casa colonial, uma casa grande de fazenda, de engenho com aquelas varandas circundando, ou aquelas do século XVIII e XIX que ainda há no Pelourinho de Salvador. Mas sou louco pelas modernas funcionais. Parece filme, cenário de Jacques Tati - Meu Tio - KKKK
      É meu amigo as colonias são e eram mais abertas para o novo que a antiga metrópole, parece que Portugal ficou refratário a mudanças...não sei. Foram tantas as crises pelas quais o seu país passou, anos de ditadura e de apertos financeiros.
      E o Brasil, meu amigo, eu não sei onde vai parar...uma lástima.
      Um abraço baiano.

      Excluir