quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Panos de Amostras de Ponto Cruz








 Dois panos de amostras de ponto cruz. O de cima foi feito por Edésia Clotildes-nome ótimo!!!!- que era uma vizinha de minha avó, ainda solteira, antes de se casar com meu avô em 1931. Portanto, este mostruário deve ser ou poderá ser, dos anos 20 do século passado. É um pano inteiriço, sem emendas e está, como se vê, assinado pela autora. São muito bem feitas as amostras. Adoro esse pano e guardo ele comigo há muito tempo. O de baixo, não sei a autora, pois foi me dado de presente. Todos sabem que adoro velharias, então...Este pano é diferente do de Edésia: ele não é inteiro, foi feito por partes, com tecidos diferentes e posteriormente emendados formando um só pano. Possui também uma variedade maior de motivos o que me levou a detalhá-lo mais.





Detalhes...




Há alguns anos vi uma exposição de bordados no Museu de Arte da Bahia e havia vários mostruários de pontos cruz. Tinha uns tão grandes que pareciam toalhas de mesa! 










2 comentários:

  1. São lindos os seus mostruários! Peças muito interessantes!
    Eu imaginaria que fossem mais antigos, mas o primeiro tem uma história de família a comprovar a época de execução, o que é sempre uma mais-valia para a peça.
    O segundo tem a junção dos panos e uma profusão de motivos que o torna um exemplar muito curioso! E no meio de tantas letras e números, é uma pena não se conseguir descobrir uma data...
    Obrigada por os ter partilhado.
    Um abraço


    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Maria pelos comentários tão pertinentes. Fiquei pensando que o mostruário de Edésia seria anterior aos anos 20 do séc. passado. Ele parece ser do final do XIX, por aí.Me lembro de minha avó e uma tia avó comentando sobre a vizinha Edésia.Hoje falei com meu pai e ele não se lembra da tal vizinha.Imaginei então que Edésia fosse uma senhora já idosa e que tivesse dado o pano de amostras que ela teria feito na juventude, para a sua vizinha jovem que bordava e que era a minha avó. Meu pai me disse que vai perguntar sobre o assunto para uma prima mais velha e de boa memória ainda. Abraços.

    ResponderExcluir