domingo, 11 de fevereiro de 2018

Nossa Senhora de Lourdes . Sossego e Recolhimento






Do carnaval para Nossa Senhora de Lourdes
Não quis baixar nada do Google e fui  me servir, "me valer" de um livrinho de orações que eu tenho da oração e a estampa de Nossa Senhora de Lourdes. Hoje nasceu minha sobrinha neta Maria Antonia e esta oração, entre tantas dedicadas a Nossa Senhora, sempre foi uma das que mais gosto, pois fala de sossego e de recolhimento. Tem coisa melhor, nesses nossos terríveis e tenebrosos dias pra encontrar com "qualquer deus" ou Nossa Senhora?  Só com recolhimento e sossego. 
Eles são difíceis de encontrar e uma gruta então... nem se fala! Mas, em uma igreja antiga e calma e em uma hora sem missa, em silêncio, a gente encontra - pelo menos, eu, que sou católico - o nosso deus e Nossa Senhora.
Aqui na Bahia, Salvador, eu encontro esses "thesouros" antigos, que são o  sossego e o recolhimento na Igreja de São Bento.
E salve Nossa Senhora de Lourdes e viva a Maria Antonia  chegando agora no mundo que já foi um jardim, um jardim que se chamava terra, como diz os versos da canção de George Moustaki.



sábado, 10 de fevereiro de 2018

Criança e o Lança-Perfume


Foto salva no meu arquivo. Criança com uma roupinha ótima, tipo uma releitura de fantasia de palhaço ou, como se dizia, fantasia estilizada de palhaço. O corte da calça é super legal, largo no quadril e justo nas pernas, como um knicker.
A mamãe se esmerou na roupa, porém, o sapato, ela preferiu deixar um normalzinho, não "carnavalizou". Achei ótimo! A gola em babado duplo de tule e salpicada de lantejoulas, daquelas das boas - de época - metalizadas, super brilhantes, foram salpicadas também no chapéu de ponta com elegante pompom arrematando. Moderna mamãe! 
E o lança-perfume na mão do garoto e em destaque, é o máximo! Um lindo palhacinho antigo e com um quê de muito moderno na concepção da roupa. Nota 10!
Onde andará este menino? Onde estará esta mamãe pressurosa que deixou o seu filho brilhar em um antigo carnaval?
Fantasia e amor. 
Amor e fantasia em um antigo carnaval.

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Eneida, Amor, Fantasia e Gargalhada



Esta foto está em um livro sobre Odorico Tavares, intelectual pernambucano, mas que viveu aqui em Salvador
Há muito tempo que escaneei esta foto e, agora, neste período carnavalesco e catando coisas no meu arquivo me lembrei desta imagem da escritora Eneida que era uma mulher incrível e é sempre relacionada ao carnaval. Animadíssima organizava no do Rio de Janeiro e em Belém, Pará, onde nasceu, o Baile do Pierrot que era um acontecimento.
Quando menino via sempre fotos de Eneida nas revistas da época, geralmente nessa época de Momo. E tinha as crônicas que ela escrevia também.
Eneida devia ser uma mulher fantástica! Infelizmente a foto não mostra bem o rosto dela, mas, pelo jeito, ela deveria estar dando uma gargalhada escandalosa e levando todos ao riso. Está com um bom drink na mão e um cigarro. Animada! Deve ter sabido viver.
Eneida de Vilas Boas Costa de Moraes - assim era o seu nome completo - escreveu em 1958 o livro História do Carnaval Carioca. Nos anos 70 foi homenageada pela Escola de Samba Salgueiro com o samba enredo Eneida, Amor e Fantasia.
Bem, mil coisas mais sobre Eneida e mais fotos estão no Google. Aqui tem apenas este meu textinho-homenagem e esta foto "quase inédita".
Amor e fantasia para todos e uma gargalhada à Eneida, aquela bem dada, bem gostosa!



quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Carnaval In Rio




Nessa época, 1959, o Rio de Janeiro era, ainda, uma festa. Hoje é uma festa de tiros e de balas perdidas pelo espaço sinistro e intranquilo da outrora cidade maravilhosa. 
Através dessas antigas propagandas de viagens ao Rio percebemos como o Rio era vendido: uma cidade exótica, deslumbrante e alegre. Esses eram os atrativos para o turista estrangeiro. Delícia tropical, era só prazer e gozo.
Mas, sou otimista e imagino o Rio sendo ainda, algum dia, a festa que sempre foi.
O anúncio da Moore-McCormack está em uma National Geographic Magazine do ano citado.


domingo, 4 de fevereiro de 2018

Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo


A Igreja do Passo como nós baianos a chamamos abreviadamente, foi finalmente restaurada depois de muitos anos fechada, anos de abandono, de depredação e de saques.
A igreja que é do século XVIII, construída em 1763
Nunca entrei nessa igreja e morria de vontade de conhecer o seu interior e agora, finalmente, terei, aliás, todos nós, teremos essa oportunidade. 
Tomara que o povo e o governo a conservem, mantenham as escadarias sempre limpas, os muros que a ladeiam imaculadamente branco e não todo grafitado - soube que já está pintado e branquinho! - e o gradil, lindíssimo, sempre impecável.
Nesta foto de cima, já dá para ver dois pombos em cima de uma das cruzes. Cruzes!! Sujeira à vista!














 As fotos acima são do Facebook, página de James Souza, restaurador e que, eu acho, fez essas imagens. As fotos abaixo são de sites de jornais locais, Correio da Bahia e A Tarde. A foto em preto e branco - Google - é dos anos 60, época das filmagens de O Pagador de Promessa. Subindo a escadaria, vê-se Leonardo Vilar carregando a imensa cruz e Glória Menezes, atores do filme.














O interior ainda em restauro. 


 O interior depois de restaurado.






Detalhe de uma imagem de Santa Bárbara.









sábado, 3 de fevereiro de 2018

A Muito Chique e o Thunderbird 1959




O Thunderbird ainda é fabricado??? E esse tipo de mulher que era transportada por ele, será que ainda existe?? Com certeza que não.
Coisas de 1959. 
Anúncio da revista National Geographic Magazine.


quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Josephina Jordan . 1985


D. Josephina um dos grandes mitos da antiga sociedade carioca, aqui em um dos festejos pelo casamento de Antonia Mayrink Veiga em 1985. No centro da foto, Terezinha Noronha e, ao lado, Vania Badin, três mulheres que brilhavam em qualquer acontecimento social do antigo Rio de Janeiro.
Foto em O Globo da antiga coluna social de Hildegard Angel.

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

A Capelinha de Brigitte Bardot: Notre Dame de La Garrigue


Brigitte, a católica! 
No final dos anos 70, BB comprou 4 hectares de terras em Capon, localidade ao alto em Saint Tropez e, à qual, ela deu o nome de La Garrigue. O motivo: fugir dos fotógrafos e dos barcos de turistas que aportam em frente à La Madrague e ficam o dia inteiro gritando por ela. Como ficou insuportável esse assédio, BB durante o dia fica em La Garrigue e ao anoitecer retorna à Madrague. Segundo ela, em La Garrigue funciona o seu escritório e é onde trabalha para a sua Fundação Brigitte Bardot de Proteção aos Animais e a Madrague é o relaxamento. Ou era.
Nessa propriedade totalmente preservada ela cria os seus muitos animais - gatos, cachorros, burros, porcos, ovelhas, patos, gansos, cabras etc. etc. e, lá, construiu uma pequena capelinha em estilo mexicano onde colocou as suas imagens de devoção, santos diversos e onde vai rezar. 
É Brigitte, a católica!
A capelinha que tem o nome de Notre Dame de La Garrigue é uma capelinha mesmo, é mínima, um nicho para entrar, se ajoelhar e se recolher em preces e meditações.
Eu só fui saber dessa capela há pouco tempo através da página Brigitte Bardot Par Manuel do Facebook. Este fã sabe tudo de BB e posta tudo lá. Para mim, que sou louco histórico por BB, é uma festa! Lá tem coisas que eu não sei e fotos que nunca vi. Adoro entrar lá e viajar pelo "mundo Bardot".
Através desta página do Face, fiquei sabendo que Brigitte conseguiu autorização do governo francês para ser enterrada na Madrague. Adorei!!! Não imagino BB em um cemitério, lacrada em uma tumba, imagino ela dormindo eternamente por lá - na Madrague - onde sempre viveu e os turistas passando e os cachorros passando, os gatos, os burros, os gansos, cabras e ovelhas pelo chão, pela terra de BB.
No Face e no Google recolhi algumas fotos da capelinha de BB em La Garrigue e, quando eu encontrar outras fotos, acrescento aqui nesta postagem.
Vamos ver a capelinha?










Fucei as fotos, santos por santos que estão na capela e não encontrei nenhuma imagem barroca brasileira que BB, quando esteve no Rio de Janeiro por duas vezes nos anos 60, comprou em antiquários da cidade. Onde andarão essas imagens barrocas??? 
Na capelinha de La Garrigue elas não se encontram!


terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Enciclopédia de Trabalhos Manuais e Dedicatória


Comprei esta enciclopédia ano passado em um sebo. Não foi cara, mas não foi barata. Acho que estava na prateleira esperando uma prendada ou prendado deslocado no tempo, pois ninguém quer bordar, ninguém quer saber de trabalhos manuais a começar pelas mulheres e mocinhas da actualidade.  Nada contra e nenhuma crítica às mulheres e tem muitos homens, agora, que estão adentrando nesses trabalhos. Então, prendadas vão, prendados vêm e ele, o bordado, continua. Simples ou mais complicados feitos por mãos femininas ou masculinas.
Esse livro é simplesmente maravilhoso, tem todos os tipos de bordados e todos os tipos de pontos, pontos de difícil execução em uma época em que se procura facilidades. 
Outro dia vi uma cantora se apresentando com um vestido bordado com ponto de alinhavo!
Uma amiga italiana me emprestou uma enciclopédia em dois volumes e eu xeroquei quase tudo e essa aqui, em um só volume e de autoria de Bertha Schwetter, é muito parecida com a italiana: uma profusão de pontos e de trabalhos complicados e refinados.
Outra coisa que eu adorei desta enciclopédia foi a dedicatória dos filhos para a mamãe que deveria ser uma prendada.
Eu, quando me tornar um prendado, já tenho por onde  estudar. Começo pelo ponto de alinhavo e depois...