domingo, 22 de dezembro de 2013

Soufflé à la Baronesa Sílvia Amélia de Waldner

 Da coluna de Ibrahim Sued que era publicada em A Tarde.

Gina





A Rainha Elizabeth e o Instituto Universal Brasileiro





Parece as fotos do Instituto Universal Brasileiro! O texto podia ser assim: "Fiz o curso de Rainha no Instituto Universal Brasileiro e há mais de 50 anos estou no poder. Meus proventos só fizeram crescer e se multiplicar a cada ano. Estou muito satisfeita com o que percebo.Só tenho a agradecer a Deus e ao Instituto, pois sem eles estaria ainda como Rainha presuntiva ao trono do Reino de Inglaterra. Tenho dito! 

Instituto Universal Brasileiro . 3 . Satisfeitos!

 Fotinhas do Instituto Universal Brasileiro coladas em um caderno...Adoro. Os textos são muito engraçados, todos os alunos melhoraram de vida, passaram a ter proventos altíssimos e estão completamente realizados e satisfeitos...Graças ao Instituto.....

 Muito bem, Benedito! Estou feliz por você. Quando eu for a Aguaí, vou dar uma passadinha no maior escriptório de contabilidade da cidade.



 Waldira, querida! Acabei de perder muitas roupas, pois engordei muito! Estou precisadíssima de nesgas! Nesgas pra alargar os meus costumes de noite. Tenho recusado convites, deixei de frequentar e receber...Eu pago NCr$300 por dia de trabalho!

Amo Rubiataba, Revalino! E os meus transistores estão todos quebrados, meu rádio de galena, a minha electrola e o meu aparelho de televisão! Estou completamente sem comunicação!!! Será que terei que me deslocar para Rubiataba???

Propagandinha


Paratudo


Final de ano, vou tratar de tomar o meu paratudo, minhas raízes amargas com jatobá!!!

sábado, 21 de dezembro de 2013

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Coca-Cola 2







Coca-cola: do jovial alpino ao jovial africano. Revista Seleções, novembro de 1955.

Coca-Cola 1


Foto da revista Manchete que guardo há muito tempo.Nessa época a Manchete tinha o tamanho de um átlas escolar. Enorme! Fotos imensas. Acho linda essa foto. Se fosse hoje, além da coca, este africano de não sei qual  tribo, já deve estar com o seu celular, etc. e etc.

Satisfeita!


Satisfeita...

Revista Seleções, novembro de 1955.



Super satisfeita...

Jesus de Misericórdia!!!




E ela completamente satisfeita! Muitíssimo bem instalada em seu moderníssimo escriptório equipado com a mais avançada máquina de contabilidade analítica e de reprodução! Com tanta simultaneidade, ela deve ter ficado maluca!

Nota de Falecimento


Do livro História da Memória Bahiana de José Alvares do Amaral, edição facsimilar e...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Ramos Melo - Entalhador Pernambucano


 
Há uns três anos comprei esses dois entalhes do artista Ramos Melo. Fiquei alucinado pelos trabalhos e curioso de saber quem era esse artista que eu julgava ser baiano. Entrei na "casa de nóca" - o Google - e não encontrei nada em referência a ele. Liguei pra casa de Zu Campos, entalhador que tem atelier na Ladeira de Santa Tereza, e ele me deu  informações, poucas, sobre Ramos Melo: era de Pernambuco, veio morar aqui na Bahia onde trabalhou muito fazendo entalhes para instituições, bancos etc. Elogiou muito o trabalho dele, mas que, infelizmente, tinha morrido muito cedo. Esses trabalhos que comprei são lindos, cheios de detalhes e símbolos. Ele gostava de uns SSS, o que seria???Os dois são contornados de azul cobalto. As figuras tem olhos enormes...Apesar de ser um trabalho com tema popular, o artista tinha domínio da técnica, tinha uma linguagem e estilo próprios. Os dois entalhes confirmam isto. Ele não era um qualquer.
 

"Ele trabalhou para bancos..." Me lembrei das agências bancárias dos anos 60 e 70 que eram decoradíssimas com obras de arte, muitos entalhes cobrindo paredes, esculturas, pinturas, Tudo muito chique, uma coisa! Hoje é aquela pobreza de fórmica fosca e plástico. Tudo igual e todas iguais. Podres.


 
Este acima é de 1976. As bandeirolas neste trabalho lembram Volpi. Mas estas são de Ramos Melo - personalíssimas - que também usava elementos do folclore popular em seus trabalhos. O tradicional e o moderno misturados. Ele era um entalhador de características modernas, não era convencional e nem mesmo regional. Os entalhes são cheios de significados que intrigam a quem aprecia as obras. Universal eu diria ser o trabalho de Ramos Melo.


 Este acima, é menor, de 1971. Está menos conservado que o anterior, mas não importa. Quero mais Ramos Melo na minha casa!

Recentemente a sobrinha de Ramos Melo, Patrícia Betânia entrou em contato comigo e me mandou uma foto do artista, que eu não conhecia, e imagens de alguns trabalhos dele.
Agradeço a Patrícia Betânia pela gentileza e, agora, os admiradores de Ramos Melo poderão apreciar mais essas obras geniais do artista que seguem abaixo.






E a foto do artista e grande entalhador pernambucano, Ramos Melo.


Hoje, 19.07.2023 recebi um e-mail de Walter Anliker com imagens de trabalhos do artista Ramos Melo dos anos 80. Nessa época Walter morou na Boca do Rio, em Salvador, ficou amigo do artista e tiveram uma convivência bem próxima naqueles anos. Segundo Walter, Ramos Melo, que era pernambucano, foi morar depois em Olinda e, lá, visitou o artista por duas vezes.
As imagens das obras e do artista na década de 80 são sensacionais!! A produção dele foi enorme naqueles anos! Foram muitos entalhes, alguns bem  grandes como painéis e outros menores, todos lindíssimos e originais, cheios de símbolos e detalhes, imagens de muitos significados onde o artista pintava também a madeira depois de esculpida com cores vibrantes. São trabalhos executados com uma precisão e criatividade que só um grande talento poderia fazer.
Há alguns anos quando comprei dois entalhes de Ramos Melo eu fiquei impressionado com as obras dele. Fotografei e coloquei as imagens aqui no blog e sempre entra alguém lembrando do artista e enviando mais informações sobre ele. E hoje recebi essas imagens preciosas que estão abaixo, inclusive um postal escrito por Ramos Melo para o amigo Walter Anliker a quem novamente agradeço pelo verdadeiro presente que me enviou.








Onde andarão esses trabalhos lindos???





Abaixo, outras imagens de obras de Ramos Melo enviadas por Walter Anliker.







O artista Ramos Melo.

Comprei esse entalhe em 2023. É a minha última aquisição.