quinta-feira, 9 de janeiro de 2014
Teatro São João 1
Foto do jornal A Tarde. Apurando a vista dá pra ver um grande concurso de pessoas na porta de Teatro. O que seria?
Pintura de Henrique Dias.
Xerox dos guardados...
Foto de jornal. Nota-se um grande concurso de automóveis...Carnaval??? À direita, o antigo e lindo Guarani.
Postal magnífico retirado da página de Heraldo Lago do facebook.
Ganhadeiras ao lado do teatro ou...no Largo do Teatro São João. Estou esperando um prefeito louco em Salvador ( mais um?) que dê na telha de fazer uma réplica, um falso histórico perfeito do São João. Seria ótimo! Uma Companhia teatral poderia reencenar "As Astúcias do Calote" para a reinauguração.
Iríamos de vitória, envergaríamos as nossas pesadas vestes e posaríamos na porta da frisa...Scenas antiguérrimas!
Pintura de Henrique Dias.
Xerox dos guardados...
Foto de jornal. Nota-se um grande concurso de automóveis...Carnaval??? À direita, o antigo e lindo Guarani.
Postal magnífico retirado da página de Heraldo Lago do facebook.
Ganhadeiras ao lado do teatro ou...no Largo do Teatro São João. Estou esperando um prefeito louco em Salvador ( mais um?) que dê na telha de fazer uma réplica, um falso histórico perfeito do São João. Seria ótimo! Uma Companhia teatral poderia reencenar "As Astúcias do Calote" para a reinauguração.
Iríamos de vitória, envergaríamos as nossas pesadas vestes e posaríamos na porta da frisa...Scenas antiguérrimas!
Carmen Mayrink Veiga, Gilda Sarmanho e Evinha Monteiro de Carvalho
Anos 80. Carmen era muito amiga de Gilda Sarmanho que era uma mulher muito elegante também. Devo ter mais fotos das duas além desta "na porta da frisa" de Evinha. Nunca mais ouvi falar em Gilda. Não sei se faleceu...Evinha acho que está viva. Um bom "trio" elas formavam.
Diploma da Irmandade da Terra Santa
São esses "diplomas", um tipo de certificado que era dado a pessoas que eram "admitidas" e "obtinham indulgências ao serem "recebidas" pela tal da irmandade. São ENORMES e pra escanear deu trabalho! Uma coisa antiquada ótima! Gostei dos desenhos, das ilustrações. É da Igreja Católica, tô dentro!
Sônia Medeiros - Actriz e Locutora
Me lembro de Sônia em uma época em que trabalhei no Irdeb. Ela era locutora e apresentadora de programas da Rádio Educadora. Tinha uma voz ótima, forte, dicção perfeita e seguríssima nos os esses e erres. Lia que era uma beleza! E era dramática!
Quando o Teatro Gamboa inaugurou ela fez muitas peças por lá.
Sônia fazia a locução da programação da Rádio Educadora e também da TV Educativa. Aquela coisa:
7 horas: Bom dia Bahia,
8 horas: Noticiário local,
9 horas: Vamos brincar?,
10 horas: Glub, Glub!
11 horas: KKKKKKKKKKKKKKK
Quando o Teatro Gamboa inaugurou ela fez muitas peças por lá.
Sônia fazia a locução da programação da Rádio Educadora e também da TV Educativa. Aquela coisa:
7 horas: Bom dia Bahia,
8 horas: Noticiário local,
9 horas: Vamos brincar?,
10 horas: Glub, Glub!
11 horas: KKKKKKKKKKKKKKK
Maria Caldas - "Videomoça" da TV Itapuã - Anos 60
Maria Caldas em 2001.
Está em tôdas, até no antiguinho, obviamente...
Matéria de O Correio da Bahia de 2001. Maria Caldas, a videomoça, na actualidade.
Revista Intervalo - janeiro de 1967.
Está em tôdas, até no antiguinho, obviamente...
Matéria de O Correio da Bahia de 2001. Maria Caldas, a videomoça, na actualidade.
Revista Intervalo - janeiro de 1967.
terça-feira, 7 de janeiro de 2014
Santo Expedito
Imagem pequenina que sai nos classificados de A tarde e do Correio da Bahia. Acho umas gracinhas e , quando ampliadas, ficam lindas, granuladas, desfocadas. Acho ótimas! Já coloquei aqui no blog, são Jorge, santa Bárbara e santo Antonio.
Santo Expedito: nada é pra ontem. Tudo é pra hoje! Agora!
Santo Expedito: nada é pra ontem. Tudo é pra hoje! Agora!
segunda-feira, 6 de janeiro de 2014
Mau Hálito
Valha-nos santo Antonio!
Mau hálito! Que coisa apavorante! Parece que tem gente que tem prazer em ter ou já se acostumou tanto ao próprio fedor que nem sente mais! E nós é quem temos que aguentar, suportar as latrinas ambulantes!
Tinha uma propaganda que saía em revistas com uma personagem chamada Celina. Celina tinha um mau hálito horrível. Coitada de Celina! Já estava com "má fama" entre as suas amiguinhas e ninguém queria chegar perto dela!
Conheci uma criatura que tinha um mau hálito tão desgraçado e histórico que, quando ela se aproximava, a gente dizia: "lá vem Celina" ou quando nos referíamos a ela sobre qualquer coisa sempre o mau hálito era lembrado: ..."ela é muito inteligente, mas tem uma Celina...", "é legal, mas tem uma Celina..." e por aí iam os papos. E morríamos de rir, apesar do cheiro de esgoto que ela exalava pela boca. Ali, nem um milagre de santo Antonio!!!
Já trabalhei em diversos lugares e, raramente, vi colegas depois do almoço irem escovar os dentes no banheiro. Fio dental, nem se fala! Não sei como conseguem ficar sem escovação pelo resto do dia! Muitos amigos, aos 30, a boca já era um festival de pontes, fixas, móveis,viadutos, túneis, de roches(?), de pererecas, de travagens. Um terror de dentes amarelos, podres, com aquele aspecto horrível de "encerados" pela sujeira!!! Argh!!!!!!!!!!! E as línguas??? Brancas, baças, grossas do acúmulo de sujeira, as chamadas línguas saburrosas, verdadeiramente aterrorizantes!!! Uma desgraça!!!! E vou parar por aqui, senão vomito!
Romãs
Uma colcha antiga bordada tendo a romã como motivo. Tradição da cidade de Castelo Branco, Portugal. Beleza!!! Queria tirar o risco pra debuchar!
É costume em Portugal comer romãs no dia seis de janeiro, o Dia de Reis. Aqui, é durante a passagem do ano, naquela agonia do povo de branco e cintinhos dourados ávidos em guardar as sementinhas comidas às pressas nas carteiras. Hoje é o dia em que se desarmam as árvores de natal e o presépio.Minha mãe gosta que desarme o presépio depois da festa do Bonfim. Hoje é também, o dia em que ainda se pode desejar, a quem não vimos, um bom ano novo. Já desejei a todos, mas torno a desejar: Feliz Ano Novo! E comam romãs ainda.
As fotos dos quadros que estão aqui são do blog português Memórias e Imagens que é ótimo!
domingo, 5 de janeiro de 2014
Martha Vasconcellos - Santinho da Primeira Comunhão
Este santinho pertencia a Dadá que era muito amiga de Dona Irene, mãe de Marta.
Foi Dadá quem fez o vestido que Marta usou no desfile do Miss Bahia.
Tecido Antiguinho - Uma "Fazenda" Estampadinha
Estamparia de flores miúdas em tecido de algodão que já está ficando antiguinha e difícil de encontrar. Portanto, tratei de fotografar.
Assinar:
Postagens (Atom)

















































