domingo, 29 de dezembro de 2013

Carmen Mayrink Veiga na Noite Elegante de Gstaad




 Nota da coluna de Zózimo que amei na época! Carmen elegantíssima em uma noite, em um jantar refinadíssimo à luz de velas em Gstaad e ao lado de homens ricos e poderosos! Que mesa!!! É um arraso! Olhei, olhei, vi, revi a foto mil vezes, esquadrinhei tudo, e tudo é, perfeito! Que mulher incrível é Carmen! Realmente uma mulher do mundo e que frequentava o jet-set internacional... Pouquíssimas brasileiras tiveram a projeção social que Carmen teve. Nesta foto, ela está com um vestido Givenchy que ela usou bastante em muitas ocasiões e é belíssimo! Hoje, deve estar no Museu Zuzu Angel. Os brincos magníficos faziam parte de um parure- conjunto de joias- que também Carmen usou muito.Li, depois, que este conjunto foi roubado! Era um escândalo!   Bem, esta foto é de janeiro de 1981...Aconteceu a 33 anos!... E tinha anos que estava guardadinha e agora está por "ahaí" pelo mundo. Aproveitem meus queridinhos e fãs da nossa Primeira e Única.



 Como as fotos em jornal perdem muito a qualidade com o tempo, fiz essa xerox há alguns aninhos. Mas, como não é fotográfica, da boa, não adiantou muito. Mas "ahaí" está.


Rio Antigo



 Livro de bolso que pertenceu ao avô de uma amiga e me foi dado de presente.Os textos são ótimos, crônicas da vida do Rio de Janeiro no século XIX. Gosto da ilustrações feitas por Edmundo Rodrigues.








 Me lembro dessa loja que tinha na parte alta do Plano Inclinado e que vendia muito livro de bolso das Edições de Ouro.Comprei muito livro lá. Hoje, é claro, não existe mais, mas foi uma loja que resistiu muito ao tempo e ao abandono do local. O acervo era ótimo!

 Negra maravilhosa envelopada em seu elegante Pano da Costa.









 Em todas as ilustrações o céu tem as nuvens bem  marcadas,contornadas, fechadas.

 Um baile elegante! E o casal em rodopios!



 Amo os parnasianos e amo Bilac!





 As cobras e lagartos que ela viu e contou....Maria, querida, hoje você tornaria a ficar horrorizada com os acontecimentos. E iria ser assaltada, também!

 Tristinha na liteira, enfadada...Por que seria? Adoro uma liteira, uma caderinha de arruar, um palanquim!!! Deveriam voltar à moda com tanto desemprego, tanta gente sem fazer nada. Adoraria subir a Montanha de cadeirinha! Com as cortinas cerradas, evidentemente! Para não ver a malta, a súcia, a calaçaria das ruas, é claro!

Beleza!

O tílburi e a liteira. Tempo bom! Estariam indo aonde? Para um convescote...À missa? Ao Palácio? Iriam à rua dos Latoeiros? Do Lavradio? À Colombo?

O gato e o pé da estátua


São Jorge e Santa Bárbara


Santinho das páginas de anúncios do Jornal A Tarde. São mínimos e, ampliados, o efeito desfocado é ótimo! E essas imagens clássicas e batidérrimas de meu são Jorge querido e santa Bárbara são lindas e não me canso nunca delas.Então...




Um close...








terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Filippo Lippi - Adoração do Menino



Madame Grès


 Madame Grès. Comprei um livro sobre moda e, logo nas primeiras páginas, quando se descreve as roupas que se usava na Grécia antiga, as saias, togas e mantos feitos com um pano enorme e retangular caindo em pregas naturalmente ao longo do corpo, Madame Grès era citada. Quando postei ontem, Carmen Mayrink Veiga ao lado da árvore de natal de vermelhinho, vi que o vestido era Grès. Fui à "casa de nóca" e montei essa página com fotos de Madame e alguns dos seus vestidos preciosos. A palavra é essa: Preciosos. Criações preciosas. Ela, como os gregos, pegava os tecidos em sua largura e comprimento e executava os vestidos com caimento perfeito, torcidos e com pregas que envolviam a mulher.
Carmen em uma de suas entrevistas disse que nos anos 60, ela e muitas outras ricas amigas, viviam vestidas com Grès e posavam ao lado ou abraçadas a uma coluna grega. Era moda. Era Grès. A Era Grès.
Madame Grès nasceu em 1903 e morreu em 1993. Li na época que ao final da vida, ela estava em completa pobreza e havia sido enterrada como indigente em um cemitério público de Paris. Um terror!!! C'ést la vie.






















Carmen e um dos seus vestidos Grès. Hoje, este vestido deve estar no Museu da Moda Zuzu Angel no Rio. Carmen, como se sabe, doou  todos os seus baús de alta costura para o museu. Antes, fez aquela exposição maravilhosa no Cerimonial Julieta de Serpa.