segunda-feira, 10 de junho de 2024

Veruschka em Salvador



 Veruschka veio a Salvador em novembro de 1967. Na época a "manequim" como se dizia, era uma das mulheres mais lindas, badaladas e fotografada do mundo. Tenho mil fotos de Veruschka guardadas - coladas - em antigos álbuns meus da adolescência. Eu adorava ela, adorava como ela se transformava com maquiagens e roupas incríveis e ficava outra, virava bicho planta...o fotógrafo Franco Rubartelli explorou a beleza de Veruschka à exaustão...sempre havia novas imagens da modelo nas bancas de revistas em fotos magníficas.

No filme Blow-up ela faz uma pequena participação, uma ponta que é, na verdade, uma aparição! Lindíssima, passa na frente da câmara, diz uma pequena frase e some de cena, mas não da nossa cabeça. Instante mágico de uma mulher de presença poderosa.

Perguntam a ela:  - Mas você não estava em Paris?

E ela responde: - Eu estou em Paris.

Essas fotos que estou colocando aqui eu arrastei do Facebook, encontrei por acaso e não resisti em postar aqui. Na primeira ela posa na casa de Jorge Amado e Zélia no Rio Vermelho, na época uma verdadeira embaixada da Bahia, quem era famoso ia na casa do famoso baiano e internacional escritor.

A segunda e terceira fotos tem Veruschka posando pro artista plástico e tapeceiro Genaro de Carvalho, baiano talentosíssimo e super badalado.

Bom, a Bahia sempre teve feitiço, encanto e charme, aliás, já teve bem mais!



3 comentários: