domingo, 7 de janeiro de 2024

Ninette Van Vüchelen . Dois Trabalhos sobre Tecidos e Figurinos de Teatro


 Desde aquele dia em que achei em plena praça de Salvador/Bahia um antigo catálogo da exposição Retalhos Paulistanos ( blog Antiguinho desde 30/12/2018) com obras de uma artista que até então eu nunca ouvira falar, comecei a procurar mais sobre o trabalho que ela realizava, sobre a sua carreira etc. Tudo me era desconhecido. Só o que eu sabia era o que estava escrito na apresentação do catálogo. E ficou por aí.

Um dia recebi uma mensagem aqui no blog do neto de d. Ninette e depois o seu filho Andrea Costa escreveu agradecendo a postagem e a lembrança da sua mãe. À partir daí fiz contato com o seu filho, que me contou que num momento de melancolia e de recordações da mãe dele, entrou no Google e encontrou o meu blog Antiguinho e a postagem sobre a exposição Retalhos Paulistanos. Foi uma surpresa, um alento, um contentamento.

Recentemente, Costa enviou-me dois trabalhos feitos por Ninette Van Vüchelen, trabalhos lindíssimos, incríveis, cheios de detalhes que ele chamou inicialmente de tapeçarias, mas depois corrigiu para Patchwork, como d. Ninette denominava os seus trabalhos. E mais uma vez essas duas obras de Ninette Van Vüchelen me encantaram, caí de 4!

A primeira obra é um cavaleiro medieval que d. Ninette fez para Andrea Costa quando dos seus 18 anos, um presente, um mimo delicado, um carinho para o filho. O Cavaleiro das Cruzadas está reproduzido nos retalhos de tecidos diferentes que se juntam formando a imagem sobre um fundo neutro também em tecido. O trabalho tem também detalhes em bordados à mão e á máquina. A aplicação dos tecidos são seguras pelo ponto cheio que dá firmeza e não deixa as bordas desfiarem. A parte de cima da roupa ela usou tecidos prata, que lembram os metalizados de proteção ao corpo como se usava. Na parte de baixo, aplicações de dragões e flores de lis, e muitos tecidos estampados e dourados compõem a roupa do cavaleiro. Uma rosa enorme, vermelha, dá o tom poético. Nos braços cruzados uma bandeira solta ao vento. Arrematando tudo uma passamanaria emoldura o trabalho.

A rosa vermelha que pensei ser um complemento poético e estético para dar uma suavidade à figura do cavaleiro medieval, na verdade, ela foi ali colocada por um pedido de Andrea Costa, filho de d. Ninette, para homenagear a sua babá, a sua segunda mãe, como assim ele se refere à d. Rosa Maria de Jesus, que foi morar com a família quando ele tinha apenas dois anos de idade e lá permaneceu durante 30 anos!!! 

Mas esse cavaleiro medieval tem muita coisa para pra ser esmiuçada, muitos detalhes para ver, rever, descrever é difícil o quebra cabeça de tecidos formando uma imagem. É pra ficar olhando e descobrir mais nuances e detalhes. E detalhes!

 



Abaixo, um outro trabalho, de 1984, que pertence à família de d. Ninette. O interior de um palácio medieval, onde ela retrata as alas do palácio e as atividades que ocorriam no interior e os personagens que circulavam por ele. Tem os nobre e tem os empregados, cada qual na sua função diária.
Aqui, o patchwork é um show na união dos tecidos, na escolha das cores, nos muitos bordados á mão e à máquina. É um trabalho de mestre, uma perfeição, uma riqueza. Inútil descrevê-lo, o bom é olhar e viajar pelo universo daquele instante medieval europeu flagrado pelo olhar e executado pelas mãos da grande artista dos tecidos, do patchwork e dos figurinos teatrais também, Ninnette Van Vüchelen, belga de nascimento, mas que viveu uma grande parte de sua vida no Brasil, casada com o cenógrafo italiano Tullio Costa, aqui radicado desde os anos 40. Tiveram um filho - Andrea Costa -  nascido no Brasil.  Ninette Van Vüchelen trabalhou em grandes companhias teatrais na criação de figurinos e o seu marido, Tullio Costa, nos cenários. A contribuição dos dois para as artes cênicas brasileiras é inestimável e importantíssima.
Seria muito bom se fazer exposições sobre os trabalhos dos dois artistas, reavivar a memória de Ninette e Tullio Costa.
Os trabalhos de figurinos de d. Ninette muitos estão preservados, como mostro à baixo, mas os trabalhos em tela feitos em retalhos, onde andarão? Quem se interessar por fazer uma exposição deles têm que fazer um trabalho de detetive, de grande pesquisa. Onde andarão as obras em tecidos de Ninette Van Vüchelen? Trabalhos em tecido são extremamente frageis, se não tiverem manutenção e cuidados, fatalmente viram trapos.
Pelo que consta nos dados biográficos da artista no Itaú Cultural, sabe-se que ela fez quatro exposições individuais, 1980, 81, 82 e 88 e, no exterior, fez outras tantas.
Mão à obra a quem queira resgatar e apresentar para o público atual essa obra autêntica, sofisticada, super elaborada, criativa, requintada de Ninette Van Vüchelen que precisa ser conhecida pelas novas gerações, tanto o público em geral quanto para àqueles ligados às artes plásticas, os artistas e profissionais da área de figurino para teatro e para os admiradores e praticantes da difícil e antiga arte do trabalho têxtil, do bordado, do bordado de aplicação, o patchwork.








Abaixo, foto de Ninette Van Vüchelen e Tullio Costa quando se conheceram em 1964.


E a última foto do casal Tullio Costa e Ninette Van Vüchelen juntos, feita na Grécia nos anos 90.






Abaixo, catálogo de exposição sobre figurinos de teatro com seis trabalhos de Ninette Van Vüchelen para algumas peças encenadas no Brasil.




Essa reprodução do catálogo "Figurinos, Memória dos 50 Anos do Teatro do Sesi"SP me foi enviada por Nina Sargaço, responsável pelo Acervo Nina Sargaço de Têxteis em São Paulo, a quem agradeço.







E era a própria Ninette Van Vüchelen quem executava os figurinos! Sentava à máquina, não era só uma criadora nos desenhos. Sabia cortar o tecido e costurar e fazia os figurinos desenhados por ela. Um dínamo!






Acima reprodução de uma pequena parte do texto que menciona Ninette Van Vüchelen na dissertação de mestrado de Rosane Muniz Rocha, "A Trajetória de Gianni Ratto na Indumentária". Me chama a atenção o depoimento de Antônio Abujamra sobre a natureza enérgica de d. Ninette que, ao mesmo tempo, era a que se sentava e bordava à mão ou à máquina pacientemente os seus super detalhados trabalhos de tecidos, os patchwork. Acho que seria um momento de calma, de calmaria, um momento onde encontrava tranquilidade. Um relax.


E o meu viva a Ninette Van Vüchelen!

Abaixo, algumas obras de Ninette Van Vüchelen que reeditei para perceber melhor os detalhes.

























2 comentários:

  1. Simplesmente espetacular essa postagem. Ninet foi uma fada cheia de cores e sonhos. Sensível e extremamente delicada me encantou por toda nossa convivência. Aprendi muito com ela. Sou grata pelos lindos momentos compartilhados.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, imagino quem conheceu ela e o trabalho dela de perto, d. Ninette era muito talentosa, os trabalhos em tecido são únicos, nunca via patchwork tão bem feitos e tão bem resolvidos. Os figurinos de teatro uma maravilha e muitos executados por ela mesma! Uma artista completa! Uma pena que estejam esquecidos, ela e as suas obras. Mas quem sabe aparece alguém querendo fazer uma exposição retrospectiva de seus trabalhos em tecidos. Aguardemos!!!
    Um abraço e muito obrigado.

    ResponderExcluir