quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Avenida Lafayete Coutinho . Avenida de Contorno . Salvador . Bahia


Imagem para Ver. Rever. Pensar. Repensar. Imagem para Crer e Descrer. Imagem para imaginar como mentirosa. Falsa. Uma grossa montagem, ou refinada montagem. Uma maquete? Recriação de uma paisagem, de planos, de um recanto, de um lugar, de um logradouro. E perguntar: Essa é realmente a Avenida Lafayete Coutinho, vulgo Av. de Contorno
Aonde foram parar essas paisagens. Aonde foi parar Salvador?

Essa "vista parcial" está no livro Bahia Colorida com textos de Jorge Amado, desenhos de Caribé e fotos de Bruno Furrer - Coleção Mercator - São Paulo - 1970.
 

2 comentários:

  1. Lamentavel. A cada dia presenciamos essastristes mudanças. Mas nao é de hoje e nao parece que vai mudar:

    Triste Bahia! oh quão dessemelhante Estás, e estou do nosso antigo estado! Pobre te vejo a ti, tu a mi empenhado, Rica te vejo eu já, tu a mi abundante. A ti trocou-te a máquina mercante, Que em tua larga barra tem entrado, A mim foi-me trocando, e tem trocado Tanto negócio, e tanto negociante.

    ResponderExcluir
  2. Gregório de Matos sempre atual! Mas agora o negócio tá tão ruim que ele nem conseguiria expressar nos textos dele. Mas não é só a Bahia, Salvador que está assim tão descaracterizada. E tem o empobrecimento cultural, intelectual, artístico. A Bahia é especial, é um caso à parte, como disse Gilberto Freyre. Perdeu o misticismo. Perdeu o mistério. E daí para pior.
    Um abraço, obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir