domingo, 13 de dezembro de 2020

Santa Luzia . Medalhinhas . Ex-voto . O Agrafe


Hoje, Santa Luzia. 13 de dezembro. Hoje aqui em Salvador não tem a procissão que sai da Igreja do Pilar no Comércio e muito menos a festa, parte profana que, aliás, cada dia está menor. Signal dos tempos. 

Mas, hoje, a comemoração não há por causa da Covid -19 e os fies não devem ter ido em número grande ao Pilar...mas os devotos fervorosos devem ter ido banhar aos olhos na fonte da água milagrosa de Santa Luzia que brota da encosta ao lado da igreja.

Estranho tempo escuro à procura de luz.

"Ó Santa Luzia, pedi a Jesus que sempre nos dê dos olhos a Luz!"
 

Essa imagem de Santa Luzia eu comprei num bazar. De gesso, repintada, costumizada e com umas pinturas por cima muito loucas...pontinhos, tracinhos... colocaram uns brilhos sobre a pintura original, a veste, em  verde, é sobreposta por um manto vermelho amarrado à cintura por um elegante nó. 

A santa carrega a palma do martírio e a salva com os dois olhos. Adoro essa imagem com essa repaginada, atualizada que alguém deu...ficou ótima. A santa tem uma cabeleira vastíssima e comprida contida por uma tiara. Enfim, Santa Luzia nesta imagem está chiquérrima!


Essas medalhinhas de prata são na verdade ex-votos que se encomendavam nos prateiros, compravam- se nas lojas antigas - nos bons tempos - de material religioso e também nas igrejas. Hoje, não estão mais à venda e não há quem os façam mais, somente são encontrados em antiquários. Acho lindos. Adoro essas medalhinhas ou ex-voto.
Minha avó quando teve um problema de vistas, como promessa, à Santa Luzia, nunca mais deixou de usar a medalhinha/ex-voto preso com uma presilha - alfinete de pressão - à alça do soutien ou na combinação na altura do busto. Era o chamado agrafe, sempre usado por dentro da roupa. 
Combinação: era tipo um vestido sem adorno de algodão que se usava por baixo do vestido. Uma marca de calçola não podia aparecer jamais!!! E ainda tinha a anágua também! Hoje todas as mulheres, até senhoras, andam com roupas que aparecem a marca da calçola, hoje a "calcinha".

Para ilustrar: o ex-voto/medalhinha preso, o agrafe, só que aqui está por fora, na parte de cima da roupa. Ele é usado na parte de dentro das roupas e fica invisível. 
E Salve, Santa Luzia!
Abaixo, fotos que saíram nos sites dos jornais de hoje, daqui de Salvador.
Jornal A Tarde



Correio da Bahia, fotos de Arisson Marinho.




Tribuna da Bahia
, foto de Reginaldo Ipê
.


Nenhum comentário:

Postar um comentário