sexta-feira, 10 de maio de 2019

São Francisco Xavier . O Santo Padroeiro de Salvador




Hoje, 10 de maio, é o dia em que São Francisco Xavier foi proclamado Padroeiro de Salvador. O dia mesmo do santo no calendário católico é 3 de dezembro. 
Há pouco fiz uma postagem sobre São Francisco Xavier depois que comprei em um antiquário de São Paulo uma estampa antiga, um santinho lindo do século XIX que estou recolocando abaixo.
O busto relicário - imagens acima - está guardado na Basílica de Salvador e, hoje, ele sai em procissão pequena, discreta, acompanhada por poucos fies e de alguns políticos - vereadores - da cidade.
Então, !Salve o nosso Padroeiro! e que ele continue sempre nos defendendo das pestes, muitas outras pestes "renovadas" que estão sempre a rondar e a nos assustar. 
Muitos milagres esperamos ainda de São Francisco Xavier.



O busto relicário enviado pela igreja para Salvador por ocasião da febre amarela em 1686 que dizimou grande parte da população soteropolitana. O busto é do século XVII e tem no centro do peito um pedacinho da ossada do santo.
(Foto de Sérgio Benutti - Blog Xique-Xique)




O busto de São Francisco Xavier é em prata lavrada em motivos fitomorfos formando arabescos. Rosto em madeira entalhada e policromada. A base é de forma octogonal, ornada com entrelaçados de cachos de videira.
As relíquias estão em um escrutínio ovóide no centro do peito.
(Foto do Blog São Francisco Xavier, O Apóstolo do Oriente)



A pequena procissão que faz também um pequeno trajeto: sai da Catedral Basílica de Salvador, faz uma parada na Igreja de São Pedro dos Clérigos, segue até a Câmara dos Vereadores e volta à Basílica onde está guardado.


Abaixo, o busto no altar da Igreja de São Pedro dos Clérigos.



O santinho antigo que comprei em Sampa.

2 comentários:

  1. Que bonito busto relicário todo revestido à prata. Seria curioso saber que relíquia tem lá dentro. Um fragmento do manto? um osso? um cabelo?

    Recordo-me de há uns anos ter visto no catálogo de uma exposição sobre S. Francisco Xavier, uma relíquia que era nada menos nada mais do que uma sandália que terá pertencido ao apóstolo das Índias.

    Pode ser até possível que esta relíquia tenha sido transportada de Lisboa ou de Goa para fundar essa igreja em Salvador.

    Enfim, eu adoro relíquias.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Esse busto deve ser português. Um padre falou que "a igreja mandou para Salvador" após S.F.X. ter salvo a população da febre amarela que grassou na cidade em 1686.
    No busto há um fragmento de osso do São Francisco Xavier. Que deve ter vindo de Goa.
    Hoje abri a página e coloquei mais fotos e textos que achei pelo Google sobre o santo.
    Descobri um blog dedicado a S.F.X. E ele teve uma vida fantástica. Uma loucura naquela época ir àquelas paragens estranhas e selvagens: tudo pela fé católica.
    Amei a sandália...um santo atual e seria uma Havaiana!
    O busto tem uns traços orientais...é lindo! A Basílica de Salvador tem uma coleção de bustos relicários ricos e belíssimos.
    No mais, vamos rezar para S. F. Xavier.
    Um abraço e relíquias para todos nós.

    ResponderExcluir