domingo, 8 de julho de 2018

Capela de Santa Luzia . São Paulo


Essa semana foi de surpresas, de muitas surpresas. Apesar de sempre viajar para São Paulo e nas últimas vezes ter ficado sempre pela região da Av. Paulista, não sabia da existência do antigo Hospital Matarazzo e muito menos que nele havia uma capela, a Capela Santa Luzia. São Paulo é uma cidade que sempre revela surpresas porque muito grande, cresceu loucamente e é impossível por isso conhecê-la, ela sempre guarda surpresas, thesouros que acho que só o paulistano da gema deve saber. É impossível percorrer a cidade nos geralmente 15 dias que passo por lá e isso há muitos e muitos anos. 
Adoro São Paulo!
 Saber que uma igreja, uma pequena capela que correu risco de demolição ter sido recuperada intacta, suportada por novas vigas e que continuará sendo parte integrante da paisagem da cidade por obra de engenharia, que não foi posta abaixo e sim absorvida por esse novo projeto foi para mim uma surpresa, já que o esperado seria a sua destruição em prol do novo.
Bem, depois dessa obra de engenho, sensibilidade e arte, creio que outras "elevações", "flutuações", "deslocamentos" de construções antigas e históricas do nosso patrimônio artístico, religioso e cultural poderão ser possíveis em quaisquer outros lugares e assim não correrão  risco de desaparecer.
Eu já tinha visto esse tipo de "salvamento" nos Estados Unidos, quando deslocaram por quarteirões um enorme casarão, mas, aqui no Brasil, este feito pra mim foi novidade, surpresa. E a surpresa maior foi com a sensibilidade que os donos desse empreendimento tiveram com a capela de Santa Luzia, reintegrando-a ao que se pretende fazer, um shopping, um centro comercial. Lá nas profundezas, abaixo da antiga fundação da velha Capela de Santa Luzia pessoas estarão circulando. Santa Luzia clareou as vistas e as mentes desses empresários que tiveram visão. Eles viram. 
 Fotos do Google.










A Capela de Santa Luzia e o Hospital Matarazzo são construções de 1904.





Abaixo, quatro imagens da mostra Made by...Feito por Brasileiros de 2014 realizada no no entorno e no interior da capela.









2 comentários:

  1. Que maravilha!
    "Santa Luzia clareou as vistas e as mentes desses empresários que tiveram visão. Eles viram."
    Amém!
    Daslan Melo Lima
    Timbaúba, PE

    ResponderExcluir
  2. Adorei este "salvamento" da Capela de Santa Luzia, com certeza "Ela" deu um empurrãozinho.
    Obrigado, Daslan.
    abraços.

    ResponderExcluir