sexta-feira, 8 de junho de 2018

Uma Escultura Cubista


 Comprei esta esta escultura há uns quatro anos em um antiquário daqui de Salvador. Logo que vi me lembrei dos desenhos e esculturas de De Chirico e de Brancusi pelo crânio ovalado e chapado. 
A escultura se projeta, sai, de um maciço de madeira retangular que se transforma em uma figura humana feita com entalhe simples, geométricos e desprovido de qualquer excesso. É uma escultura que se encaixa no estilo modernista/cubista. 
Não sei se é de época ou uma reprodução, mas suponho ser uma peça antiga mesmo.
O trabalho é assinado, mas não consegui identificar a autoria, apesar de meus esforços para isso. Talvez agora ao colocar ela aqui, alguém me informe.




Detalhe da assinatura. De quem será???


4 comentários:

  1. Caro Jorge

    Quando olhei para essa estatueta tive logo a impressão de já ter visto essa forma e imediatamente a associei à representação tradicional de Nuno Álvares Pereira, Condestável de Portugal. Só lhe falta a espada. Experimente fazer uma pesquisa por imagens na net. Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Será, Luís??? Pode ser um São Jorge moderno e sem a espada...Pra mim é a figura de um banhista ou uma banhista dos anos 20 pelo traje lembrando um maiô.
    Uma banhista de Almada Negreiros.
    Uma banhista ou uma banhista em um trampolim: me jogo ou não???
    Adorei o seu açucareiro.
    Um abraço cubista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge

      Por vezes as formas da escultura são eternas, e repetem modelos que estão no subconsciente de todos. Em todo o caso é uma peça interessante

      Um abraço

      Excluir