sábado, 17 de fevereiro de 2018

Uma Ilustração de Lima Freitas


Uma ilustração de capa feita pelo pintor, desenhista e também escritor português, Lima de Freitas.  Comprei este livro hoje e só pelo desenho da capa que gostei muito e em que percebi logo um certo requinte e que teria um bom artista a assinando. 
Essa Coleção Vampiro era de livros populares, de suspense e de aventuras eu acho - nunca li. Já coloquei uma outra capa dessa coleção aqui no blog. Hoje, fazendo um "footing" elegante pelos sebos de minha terra kkkk, encontrei uma porrada desses livros a 1 real kkk,  mas só esse que me interessou.
Fui ao Google e achei lá a vida e obra desse ótimo artista português, Lima Freitas, que ilustrou inúmeras capas de livros e revistas durante muitas décadas. Mais informações é só entrar lá para ler.


O vampirinho da marca da coleção é adorável!!! 
Ai, que medo!!!!!



Interessante também,  foi ficar sabendo que quem comprou este livro na época - outubro de 1960 - o fez  nesta Livraria e Papelaria Mourelise daqui de Salvador e que eu nunca ouvi falar, apesar de ficar no centro
Outra coisa legal é este texto, "Advertência ao Leitor" - sobre livros novos e velhos, ótimo e bem explicativo kkkkk mas, eu sou exatamente o oposto, adoro um livro manuseado, velho e barato se for possível. Quando compro, higienizo e lavo bem as minhas mãozinhas.


Adoraria ter sido freguês da Mourelise...
-O Sr. tem o O Sinal do Morto de John Dickson Carr?
-Já temos sim, rapaz, acabou de chegar agorinha mesmo.
-Que bom! Eu adoro os títulos da Coleção Vampiro.


A contracapa anunciando o novo número, tchan, tchan, tchan... Ai, que medo!!!




Ui!!! Sai vampiro!!! Mas, ele é tão bonitinho e simpático...


E a capa de O Sinal do Morto. Não vou ler, então não vai me meter medo. 
A capa é linda.



2 comentários:

  1. Caro Jorge

    A colecção vampiro era extremamente popular em Portugal. Creio que todos os livros da Agatha Christie e do Georges Simenom que li foram publicados pela Vampiro. Houve uma época da minha vida que devorava livros policiais.

    Quanto ao Lima de Freitas foi de facto um ilustrador muito conceituado. Ainda assisti a uma conferência dele aqui em Lisboa.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Acho que a mesma coleção era publicada ao mesmo tempo no Brasil, devidamente corrigida a ortografia. Eu não lembro, fui conhecer a pouco tempo essa coleção "vampiro" e gostei muito da marca, o morcego, e das capas - já coloquei duas aqui. Essa de Lima Freitas é uma maravilha, ele foi um grande ilustrador e era, para mim, totalmente desconhecido. Essa capa é linda e graças a ela cheguei ao Lima Freitas.
    Um abraço.

    ResponderExcluir