domingo, 25 de fevereiro de 2018

O Contrato da Professora . 1923



Recebi hoje, de uma amiga, este hilário Contrato de Professores que, aliás, destinava-se às professoras, digo, às senhoritas professoras em 1923.
Os itens do tal contrato são absurdos e hoje, lendo um texto desse, nos lembra um texto de humor, de humor surreal. 
As exigências e os requisitos para as senhoritas poderem assumir à cátedra eram espartanos, elas não podiam sair da linha, o comportamento seria impecável e, qualquer deslize, demissão! 
Eu ganhei o meu dia hoje com este presente/contrato que ganhei. É de morrer de rir. KKKKKKKKKKKK
A ilustração de cima é de Renato Silva do livro Cazuza de Viriato Corrêa e, a de baixo, do livro A Caminho da Leitura de Wanda Rollin Pinheiro Lopes que possui dois ilustradores, a Professora Eddy da Silva TorresLuís Fabiano de Oliveira. Ilustrações do tempo em que se "amarrava cachorro com linguiça" e se assinava este soberbo Contrato de Professores. KKKKKKKKKKKK


6 comentários:

  1. Jorge

    Hoje quando vemos na televisão ou lemos jornais notícias sobre a condição feminina nos países árabes ficamos muito chocados. Mas, num passado não muito longínquo, no Ocidente a condição das mulheres era também muito má. Por exemplo, em Portugal, até 1974, as mulheres para trabalharem tinham que ter autorização do marido. Na mais que civilizada Suiça, as mulheres só tiveram direito de voto no início dos anos 70.

    Enfim, a memória é curta e esse pequeno documento que mostrou foi muito interessante.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá, Luís! Eu sei que a luta das mulheres foi longa e árdua pela pela inserção, liberação, emancipação etc. mas nunca tinha visto, assim, uma lista de deveres a cumprir e regras a serem seguidas à risca por elas e as retaliações se as mesmas fossem descumpridas.
    Deste documento só restou essa primeiras página com os 8 itens. Imaginemos o resto...coitadas das mulheres!!
    Mas,para rir, este documento é uma pérola!!!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. É uma imagem amplamente divulgada, mas é falsa. http://www.e-farsas.com/contrato-de-professoras-em-1923-proibia-casar-frequentar-sorveterias-e-andar-com-homens.html

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por dizer que o texto é falso, ou seja, um contrato falso. Ainda bem!!! Em todo caso que ele mesmo sendo um absurdo, é muito, muito engraçado. Uma piada.
    Um abraço e, mais uma vez, obrigado pela informação.

    ResponderExcluir