sábado, 9 de dezembro de 2017

Carmen Mayrink Veiga . Um Cartão - Postal



Nesses 5 anos do blog Antiguinho, fiz 228 postagens com fotos, textos e entrevistas dadas por Carmen Mayrink Veiga na imprensa. Desde o final dos anos 70 que venho colecionando esse material e, é ele, que está publicado, ou melhor, republicado aqui e pacientemente escaneado e editado por mim.
Coincidentemente à morte de Carmen, ocorrida no último dia 3, esse meu baú de Carmen praticamente chegou ao fim, coloquei 99% dele aqui. Planejava ir colocando aos pouquinhos este resto do material, mas, com este acontecimento, pra mim inesperado apesar de sabê-la doente, resolvi, então, que devo escanear tudo e postar o mais breve possível e, assim, encerrar este meu trabalho ao qual me dei com prazer e quase como uma missão.
Tudo o que eu posso ou poderia dizer sobre Carmen Mayrink Veiga, agora, todos os elogios de admiração pela mulher incrível que ela foi, tudo já foi dito por mim aqui, nestas 228 postagens fartas de fotos, textos e entrevistas. 
Algumas poucas e finais postagens virão em breve.
E fica o dito pelo dito.
Li uma vez, Carmen dizendo que era popular entre as pessoas do seleto mundo em que viveu. Mas ela foi popular, também, entre os comuns mortais, nos quais eu me incluo. Muitos e vários a admiravam.
Entre as mil fotos estupendas de Carmen Mayrink Veiga, escolhi para fazer esta postagem uma foto publicada na Veja de 1996, quando ela concedeu entrevista para as famosas páginas amarelas da revista e, uma outra, da mesma série. Surpreendentemente são as cores da Bandeira Brasileira que estão ali! 
Carmen está com uma super capa imensa verde, recortada num céu azul, o Pão de Açúcar, o Corcovado, a rocha que se ergue imponente ao fundo e o mar do Rio de Janeiro. Como um postal. 
É Carmen Mayrink Veiga, um cartão-postal do Rio de Janeiro e do Brasil.







6 comentários:

  1. Meu amigo, tenho grande carinho e admiração por vc e todas as suas postagens. Tudo que vc faz pertence ao Brasil que brilha,onde existe apenas beleza! Esse blog será eterno e visitado por muitas gerações, e nós testemunharemos lá do alto. Receba um abraço apertado desse carioca e de todos os seus seguidores! Que os Santos Anjos estejam sempre conosco! Amém.

    ResponderExcluir
  2. Realmente o Jorge deve ser o fan mais incondicional de todo o reino do Brasil dessa socialite. Quem um dia quiser fazer uma fotobiografia da senhora, tem que passar pelo seu blog. Realmente era uma mulher finíssima.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. E verdade, eu sou um admirador incondicional de Carmen. Não tem outra mulher igual em classe, refinamento e beleza. Ela era impecável. Essa é a palavra: impecável. Impecável Carmen Mayrink Veiga. Aqui no Brasil ela ocupava o primeiro lugar entre as mais elegantes e no mundo também. Ela não ficava atrás de ninguém no high society internacional. Pra mim, Babe Paley e outras podres de chiques estavam abaixo de Carmen em sofisticação.
    E era uma brasileira, de São Paulo, descendente de italianos.
    Desde sempre o blog é muito acessado para as postagens sobre Carmen e, depois do seu falecimento, o acesso é constante. Teve um dia de quase cinco mil acessos!!!
    Carmen é uma unanimidade.
    Fará falta, pois não deixou ninguém no posto dela, no nível dela.
    É verdade, Luís, quem rege o blog é Carmen. É chique, é bom,vale a pena, entra aqui.
    Infelizmente as pessoas usam todo o meu material e pouquíssimos dão crédito ao blog. Atestam com isso falta de educação e de elegância. Não comungam dos ensinamentos deixados pela impecável Carmen Mayrik Veiga.
    Abraço brasileiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge

      A internet tem muitas vantagens. À velocidade da luz encontramos informações sobre tudo e mais alguma coisa, mas o reverso da medalha é a falta completa de respeito pelos direitos de autor. As pessoas copiam imagens com o maior descaramento, sem se preocuparem em fazer uma simples referência, do género foto retirada do site "X" ou imagem do blog "Y".

      Em todo o caso é bonita a homenagem que presta à Carmen Mayrik quase diariamente.

      Um abraço

      Excluir
    2. Carmen era uma mulher tão linda, obstinada em sempre estar impecável, bem vestida, bem maquiada, irrepreensível quando surgia como uma aparição. Não era uma mulher qualquer e ela sabia disso.
      Admiro Carmen, mas não piro ou enlouqueço em divagações de fã, de admirador maluco. Gosto do show que ela fazia da vida dela para nós na plateia.
      É isso.
      O povo tá muito mal educado, esqueceram o que é agradecer. Eu gosto de agradecer.
      Luís, me diga um nome ou nomes de mulheres portuguesas elegantes, refinadas, tipo podre de chique. Não conheço nenhuma!!!
      Aguardo!
      Abraços, meu chique amigo português!

      Excluir