sábado, 21 de outubro de 2017

As Freiras em Margarida do Monte



 Folheando a História do Teatro de Léon Moussinac - Livraria Bertrand, ed. de 1957 - comprado por duas patacas nos vendedores de livros das ruas de Salvador, me encantei com esta foto acima e com a profusão de freiras em uma cena da peça Margarida do Monte - kkkk - que nunca tinha ouvido falar e nem do seu autor, Marcelino Mesquita, português da cidade de Cartaxo, 1856/1919.
Uma coisa puxa outra e lá vai eu ao Google desenterrar o dramaturgo, escritor, político e jornalista e a sua peça "Margarida do Monte em versos de 4 atos, episódio cortesão da 1 metade do século XVIII" e que foi representada no Teatro D. Amélia, em Lisboa
A foto aqui é a da montagem de 1910 no Teatro República, como está na legenda.
Uma outra coisa interessante do Marcelino é que ele publicou muito, tem vasta obra além das peças e colaborou em inúmeros jornais e periódicos, entre eles o Ribaltas e Gambiarras - kkk - adorei este nome. Ótimo para um site, um blog.


 Foto de Marcelino  Mesquita e a estátua em homenagem a ele erguida na cidade de Cartaxo
Em Lisboa há uma praça com o seu nome que é, porém, mais conhecida como Jardim das Amoreiras.


E, novamente, a cena ótima com trezentas mil figurantes, todas elas muito bem vestidas de freiras de clausura no scenário da peça, um convento bem austero do XVIII.  
Margarida do Monte... adoraria ver este episódio cortesão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário