sábado, 10 de junho de 2017

Boites





Esta ilustração é do livro de Dolores Botafogo, Boas Maneiras - Recepções -  de 1966 e que ainda traz, de quebra, uma série de novos modelos de bolos que é o forte da autora.
Dolores Botafogo, foi uma confeiteira famosa do Rio de Janeiro e criadora de centenas de modelos de bolos para todos os tipos de comemorações e de festas. Ela editou vários livros onde ensinava através de fotos, croquis e desenhos como fazer as decorações de seus bolos, decorações para bandejas de doces, salgados etc.
Como já deve bem saber os leitores aqui do blog, eu sou louco pelos livros de Dolores, muito bem feitos e com lindas fotos retocadas e de cores fortes como era de costume nos anos 50 e 60.
Este livro de Dolores Botafogo tem textos ótimos e hilários, tem fotos incríveis, retocadíssimas e, também, muitas ilustrações abrindo os capítulos. Essas ilustrações ou foram feitas por um grande ilustrador ligado à editora ou, então, por um estupendo artista plástico brasileiro que fazia esses desenhos e não os assinava para não ficar associado a uma obra de arte culinária. 
Nos créditos do livro - Editora Científica - não há nenhuma menção a quem fez as ilustrações.  Anônimo artista fazendo um "trabalho menor", um bico para descolar uns caraminguás, um dinheirinho extra para levar o pão de cada dia para casa ou, quem sabe, um bolo de Dolores Botafogo.
Aos poucos irei colocando aqui mais coisas desse livro ótimo.
 Então, vamos pra boite? Mas, antes de irmos, um drink em casa ouvindo Estatuto de Boite, letra e música de Billy Blanco na voz de Dolores Duran.


Nenhum comentário:

Postar um comentário