sexta-feira, 21 de abril de 2017

Dois Santinhos de Santa Inês e Hino


Hoje no blog Velharias vi uma postagem sobre Santa Inês e eu supus de já ter postado aqui no Antiguinho esta estampa que estou, na verdade, colocando agora. De Santa Inês postei há algum tempo um busto relicário dela.
Este primeiro santinho eu tenho guardado há muito tempo e é um dos que mais gosto, simples e lindo. Santa Inês está na minha lista das 10 mais elegantes santas que habitam o céu. 
Ela é muito chique, reparem na elegância e o vestido que ela usa. Uma beleza! Os atributos também lhe dão algo de especial, os lírios da pureza, a palma do martírio e no colo carrega um puro e meigo cordeirinho. 
Este santinho é bem antigo, deve ser dos anos 20, 30 do século passado.
O santinho de baixo é uma impressão mais nova de estampa antiga. É dos anos 90 e feito em homenagem a santa que é padroeira de uma cidade da Bahia que leva o seu nome. Atrás do santinho há um hino em louvor a santa e o nome do devoto que mandou imprimir.
Estava em dívida com Santa Inês - agora não estou mais - pois já devia ter colocado este lindo passeio da santa entre lírios.
Então, Salve Santa Inês!!!!



2 comentários:

  1. Gostei muito ,desta explicação sobre S.ta Inês,concordo que alem de bonita é muito elegante,os meus parabéns.O Jorge completa muito bem os conhecimentos do nosso amigo Luis,estamos sempre a aprender.Bom domingo,um belo dia de sol desde Coimbra,minha terra,Graciete

    ResponderExcluir
  2. Olá, Graciete, obrigado pelos comentários. O Luís tem um texto muito embasado em pesquisas muito boas que ele faz, nada que ele posta é gratuito, tem sempre o que se aprender com ele. As gravuras que ele posta geralmente são históricas, litogravuras assinadas e lindas. Eu coloco mais o lado popular dos meus santinhos queridos, santinhos que ficavam dentro dos livros.
    Quando vi a Santa Inês, fui verificar e vi q não tinha postado e fiz um diálogo entre blogs
    Abraços e um bom domingo de São Jorge pra você.

    ResponderExcluir