quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Mestre Noza e Chico Santeiro . Duas Imagens de Padre Cícero


 Há muito tempo que tenho estas duas imagens de Padre Cícero. Comprei porque achei interessantes e bem feitas, mas não sabia nada desses dois mestres santeiros do nordeste brasileiro. O Mestre Noza se dedicou a só fazer imagens do Padim e também ficou conhecido por seu trabalho com xilogravura expondo inclusive e com sucesso, em Paris. Mais informações sobre ele e sua obra e podem ser encontradas no Google.
Eu gosto muitíssimo dessa imagem, é tão bem feita e tem uma qualidade escultórica incrível. E uma força! 
Mestre Noza era um craque! Nasceu em 1897 e morreu em 1983.
Na época em que comprei nem sabia que as suas obras eram tão valorizadas no mercado, comprei porque meu faro me disse que Noza não seria um qualquer.



 Aproveitei e coloquei uma medalhinha antiga do Padre Cícero com o Agnus Dei presa à bengala do próprio. 
Pra enfeitar...




Esta imagem de Chico Santeiro, mas aqui tá assinada como Zé Santeiro, eu tenho há séculos. Adoro ela, acho linda, os botõezinhos da bata, o talhe elegante, a expressão do rosto, o cabelo em ondinhas, é linda! A bengalinha, antes perfeita, alguma faxineira me fez o favor de quebrar. Padre Cícero se apiede dela!
O Chico Santeiro ou Zé Santeiro é um outro escultor muito famoso do nordeste, só que, diferente de Mestre Noza, tem um trabalho diversificado. Esculpiu tudo, cenas do nordeste, santos, pessoas em diferentes atividades. O trabalho dele é muito bom!!!! É delicado, refinado. Esta imagem, me disseram, foi feita da madeira do jenipapo. Chico Santeiro nasceu em 1898 e faleceu em 1966. No Google tem todas as informações que se queiram dele e inúmeros trabalhos fotografados.



 P. Cícero.


Padre Cícero foi recentemente perdoado pela Igreja Católica - ele ficou proibido de rezar missas - e, breve, deverá ser logo, logo canonizado porque a devoção a ele é enorme e os milagres são muitos.
Padre Cícero, mais informações, para quem ainda não as têm, é só entrar no Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário