quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Ilustração de Moda de Roland Grau e "Pitadas" de Dadá


Revista Rio Magazine, 1954. 
Roland Grau tinha vindo ao Rio de Janeiro naquele ano para dar um curso de modelagem de sapatos. Era desenhista - ilustrador - e também criador de moda.
Na matéria ele fala que "um vestido tem que cair com absoluta naturalidade na mulher que o veste e que combine com a sua personalidade".
E diz: "Tristemente embaraçoso para todos, o cuidado e a preocupação de alguém constantemente ajeitando a bainha de uma saia, repuxando uma blusa ou escondendo um decote com o qual não se enquadra e naturalmente não se sente à vontade, usando-o." KKKKKK
"O vestir é uma composição plástica em torno de uma pessoa, como um estojo criado para uma determinada joia, uma moldura para um tipo de fotografia."
"Um vestido que nasce vem formar parte integrante do ambiente onde vai surgir."
A entrevista concedida por ele é totalmente de época e me lembrou o conceito de moda que tinha a minha amiga Dadá -  costureira do society baiano - e o palavreado usado por ela que era hilário, porém sábio. Como se diz, "falava de cadeira".
Para um decote mal feito, que não caía bem e não se ajustava ao colo, Dadá dizia: "o decote está bebendo água".
Para uma bainha mal feita e mal ajustada ao forro, que não ficava lisa, ela dizia: "está pegando arroz". KKKK, ditos e pérolas de Dadá!
Não sabia da existência de Roland Grau. Conheço René Gruau, o ilustrador francês. Pensei até que fosse um erro de grafia da revista porque o traço dos dois são parecidos. Mas não. Grau não é Gruau!
Roland Grau, mais um ilustrador e criador de moda! 
Que bom que sempre surge uma novidade velha.
Dadá dizia uma frase ótima: "Isto é dito e sabido". Em moda como, em tudo na vida, há o correto e o errado. 
O sabido e o dito de Dadá e de Grau, na moda.
Na vida, infelizmente, o errado está virando o correto, o corriqueiro no comportamento das pessoas e, nos salões - ainda existem? -, muita gente "bebendo água", muita gente "pegando arroz".
Isto é dito e sabido!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário