segunda-feira, 26 de outubro de 2015

A Senhora Condessa de Penha Longa


Condessa vai. Condessa vem. 
Uma condessa puxa a outra e, da nossa Pereira Carneiro, vamos ao encontro da Condessa de Penha Longa.
Por acaso, navegando pela "Casa de Noca" - o Google - encontrei esta maravilha de foto da Condessa de Penha Longa, senhora portuguesa de escol, que tinha uma escola - um educandário - com seu nome no início do século XX.
Eu achei demais a Condessa Penha Longa! Era realmente o que se poderia chamar de uma vetusta senhora.
O costume que ela veste dá vontade de copiar e usar no dia a dia, tão prático que se apresenta.
Imaginemos o seu estabelecimento de ensino, as matérias ministradas: Francez, Leitura, Escrita, Caligrafia, Gramática, Noções de Geografia, Aritimética, História Sagrada, Catecismo, Prendas Domésticas, Civilidade, Rudimentos de Primeiros Socorros e Higiene. Que grade curricular! 
As mocinhas saíam preparadas para a vida, talvez, para um futuro casamento e seriam esposas verdadeiramente de truz - de respeito! - e óptimas donas de casa.
Bons tempos o da Penha Longa.

2 comentários:

  1. Curiosamente, esta Condessa da Penha Longa nasceu no Brasil, na Baía, 6 de Setembro de 1840 e a sua obra ainda hoje existe em Portugal.
    O seu nome completo era Clementina Libânia Pinto Leite.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Estranho, não é Luís? Nunca tinha ouvido falar nessa condessa e eis que ela me aparece numa simples visita ao google, onde estava procurando não sei o quê, menos a Penha Longa, com certeza!
    E ela é baiana!!!! Minha conterrânea!! Quer dizer, nasci no Rio, mas vivo em "Baía" desde os 6 meses, portanto sou baiano como a Penha.
    Já fiz umas pesquisas no Google e, depois, irei acrescentar algumas curiosidades da Condessa de Penha Longa lá no "cantinho" dela aqui no blog.
    Só me faltava essa, uma Condessa pra carregar!
    Abraços, Luís e muito obrigado. Já olhei o seu último post, as travessas.
    Belíssimas!!!

    ResponderExcluir