domingo, 6 de setembro de 2015

Pergentina Bartilotti


Comprei há muito tempo em um sebo um livro só por causa da assignatura da sua dona: Pergentina Bartilotti. Quase desabo no sebo, quase tenho um treco, um troço - me segura que eu vou dar um troço! -. O livro eu dispensei depois, mas a folha de frente com o nome tão lindo e escrito em uma caligrafia tão antiga, perfeita, "letra de época", eu não poderia desprezar. Guardei e agora coloco aqui. 
Como já comentei, livro velho e assignado e se tiver dedicatória eu traço, compro e dou um troço. Adoro. Às vezes fico comovido com os "dizeres" tão singelos. Outras vezes, os "dizeres" são hilários e caio na gargalhada KKKKKKKKKK!!!!!!!!!!
Minha amiga Dadá, Glafira Paes da Silva, mãe de Zezeca, era costureira e fazia roupas para a alta sociedade baiana. Uma de suas freguesas, e amiga, era Dona Ajurimar Bartilotti sobre quem Dadá dizia ser uma das senhoras mais chiques e elegantes entre as suas clientes.
Segundo Dadá, Dona Ajurimar morava no Largo da Graça em uma casa que, depois da mudança da família, foi ocupada pela Bahiatursa. A casa era um escândalo, digo era porque acho que foi demolida.


 Esta casa acima, fica nos Barris. Já tinha colocado esta foto em outra postagem. Pertencia à família Bartilotti. 
É Déco total e está, ainda, com todos os seus materiais e detalhes da arquitetura e construção preservados.
Soube que está funcionando no local uma repartição do governo ou município, não me lembro. Espero que mantenham a casa como está, que não façam adaptações, "requalificações" para se adequar a nova serventia e função, tipo o que fazem por aí e descaracterizam tudo.

 PERGENTINA BARTILOTTI . 23/ 6/ 54. Ou 56??????

E visitando a página Bahia, Memórias e Encantos de meu amigo Heraldo no Face, achei este comentário sobre a linda casa dos Bartilotti nos Barris.
Será que Dona Pergentina habitou Barris????

3 comentários:

  1. Essa senhora, Pergentina Bartilotti, é minha bisavó. :)

    ResponderExcluir
  2. Amigo Alexandre, tome como uma homenagem a sua avó esta postagem aqui. Como disse eu adorei o nome dela tão lindo e tão antigo, nomes que ninguém mais usa pra batizar alguém. saiu de moda como tantos outros. Talvez ela seja de ascendência italiana, não sei...
    Dona Ajurimar era irmã dela?
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir