quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Três Lindos Pratinhos da Cerâmica Adelinas


 Comprei recentemente estes pratinhos lindos, brasileiros, da Fábrica Adelinas.
O Brasil já produziu louça de altíssima qualidade, não só a Adelinas, como a Matarazzo, Mauá, Zappi e outras marcas de qualidade.
Pra mim, as louças brasileiras não são em nada inferiores às europeias. São lindas, bem feitas, classudas, chiquérrimas.
Imaginemos este aparelho completo!!!! Qua arraso não seria???? Gosto dessas estampas florais tipo figurinhas de passar. Românticas!
Há algum tempo comprei um aparelho de jantar completo da Cerâmica Biona que reeditou o padrão Willow, em Portugal chamado de "Chorão" e aqui, o "azul pombinho" . É lindo eu adoro e uso no meu dia a dia.
Bem, só estes pratinhos já me contentam e me satisfazem. Não tenho Companhia das Índias, mas tenho meus Matarazzo, meus Adelinas, meus Mauás e outras marcas brasileiras em peças avulsas. Avulsas e lindas e, assim, vou vivendo.
Darei um belo destino às minhas novas peças: parede, um cantinho e eles, os pratinhos, a levantar o ambientch.


2 comentários:

  1. Olá Jorge, tudo bem?
    Quando comecei a ver a postagem achei estranho este modelo ser da Matarazzo. E aí cheguei na foto da marca!
    Estes pratos foram feitos pela Fábrica de Louças Adelinas, uma fábrica mais antiga, e rival da Matarazzo. Antes da IRFM abrir a fábrica em São Caetano, a Adelinas reinava soberana. Havias outras fábricas, claro, mas nenhuma do porte da Adelinas. Gosto muito das peças desta fábrica, são ainda mais bem acabadas do que as da IRFM. Esta fábrica tinha um edifício sede belíssimo! Uma pena que não foi preservado.
    Estes pratinhos foram de um jogo de sobremesa; acompanhavam uma bandeja de bolo. Eles usaram muito este decalque produzido em Curitiba pela gráfica Fontana.
    Dá uma olhada no link a seguir, onde você poderá ver um jogo parecido com o seu, e também a bandeja avulsa, com outras decorações.
    http://www.porcelanabrasil.com.br/p-adelinas-sobr.htm
    abraços!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Fábio, pelos esclarecimentos. Para mim, a marca embaixo do prato correspondia à Matarazzo, mas, agora, apurei a vista e vi, em um círculo pequeno, o nome Adelinas.
    Aproveitei e fui ver algumas peças de um conjunto que tinha como Matarazzo e vi que, também, tem o nome Adelinas.
    A Adelinas realmente é, ou era, incrível!!! Agora ficarei ligado no círculo!!!
    Um grande abraço. Torço por seu site e o seu blog.

    ResponderExcluir