segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Praça Castro Alves Recortada . Anos 30

 Praça Castro Alves em foto dos anos 30 vendo-se ainda o espaço aberto à esquerda, ao alto, onde ficava o Teatro São João. O teatro, como todos sabem, foi lambido e devorado pelas labaredas de um sinistro - dizem - anunciado, pois o mesmo já vinha de um período de decadência e abandono.
Adoro o Teatro São João! Quando vejo as fotos em que ele aparece imponente, sinto que o que falta àquela praça é ele, o São João. E quando vejo fotos em que ele não aparece - como esta -, dá tristeza.
Estou à espera de um prefeito completamente louco que queira fazer uma réplica do São João! Um falso histórico magnífico refeito nos mínimos detalhes. Acharia perfeito! A planta do teatro deve existir por ahaí nos arquivos. Seria só dar uma ordem de serviço...
Vamos atrás da planta e reerguer o Theatro!
Esta foto, na verdade, eu quis colocá-la aqui e recortá-la por causa do Cinema Guarani que nunca tinha visto "tão de frente". O Guarani é outro edifício lindo que bem poderia estar no mesmo lugar. Aliás, Salvador - Salvadolores - está cheio de lugares em que falta alguma coisa. É uma Cidade-Mãe banguela. Desdentada. 
Está faltando identidade a Salvador.
E vamos aos recortes!



 Hotel, o quê?????? Wagner??? O que é isto na fachada, pelo amor de deus!!!!
Mas é isto mesmo: o Hotel Wagner funcionava no 5 e 6 andares do edifício de A Tarde.

 O edifício da frente também não mais existe.

 Parece que já tinham dado um "jeitinho" no lugar onde ficava o teatro. Tipo uma pracinha com batente alto, balaustrada e com uma entradinha lateral??!!...
Uma "requalificação" de época!




Esta foto foi "arrastada" da página Bahia, História e Encantos no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário