sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Derruba Salvador!!!


Ontem, no site Bahia Notícias saiu esta foto da casa onde morou o casal mais festeiro e animado da Bahia, Luci e Zeca Carvalho que ali faziam festas e mais festas e que, agora, está desaparecendo, indo ao chão, para "aparecer" com 30 andares - !!!!! -, uma torre medonha de apartamentos para abrigar novos ricos.
A torre irá desequilibrar todo o entorno da Ladeira da Barra - com a linda igreja de Santo Antônio da Barra - século XVII -  erigida no ponto mais alto do local, os Fortes de São Diogo e o de Santa Maria ambos do século XVII, o Porto da Barra e a sua praia linda e calma. 
A intrusa torre irá desequilibrar o horizonte, o por do sol vai ficar enviesado e não mais para todos e sua sombra se projetará medonha pelo chão até a areia da praia...


Que desgraça!!!!!
Bem, é uma desgraça pressentir o inferno que aquele ponto se transformará quando começar as obras e, quando a torre medonha estiver habitada, o inferno que ficará o trânsito, os engarrafamentos. A medonha irá piorar o acesso ao bairro pela Ladeira da Barra. Coitados dos moradores, coitados de todos nós.
É isso.  Ou mais: a casa que vai cair pra torre subir, não é tão antiga, deve ser do século XX, não é um escândalo de construção, faz a linha eclética, o que não a desmerece em nada - eu adoro um bolo de noiva! - mas ela é uma casa, absoluta na sua horizontalidade e perfeitamente integrada ao lugar em que foi erguida. A torre vai destoar do ambientch.
E mais: é melhor não sofrer com isso. A Bahia já perdeu o seu feitiço há muito tempo, a sua magia, as suas tradições. A Lagoa do Abaeté virou uma poça e breve secará e nem a areia vai restar. Então... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário