segunda-feira, 22 de junho de 2015

Casarão na Ladeira da Soledade

 Não sou versado em Ladeira da Soledade, Lapinha, Barbalho, Santo Antônio, Liberdade e adjacências, por isso, não conheço ou não conheci, este lindo casarão que pegou fogo - as fotos são de depois do sinistro em 2012. Setembro de 2012.
Coisa antiguinha! 
Aqui em Salvador - Salvadolores - como chama Fernando da Rocha Perez, tudo pega fogo. Bobeou ou não, sinistro à vista e, aí, derruba-se e constrói-se outra coisa por cima ou fazem passar uma rua ou avenida nova onde antes havia história. E estamos conversados.
Infelizmente não passeio pela Soledade - morro de vontade de fuçar por ali os casarões, as ruas, igrejas -, mas a Soledade é meio fora de mão. 
Porém, passeio pelo Google, vi a notícia, as fotos do lindo casarão e tratei de arrastar e guardar aqui.
Será que ele ainda está de pé ou foi pra chon?





Mas, Salvador tem jeito. Será?


2 comentários:

  1. Numa entrevista, Jorge Amado falou sobre essa pobreza arquitetônica que, já em sua época, se instaurava em Salvador. É uma pena que esse processo só tenha continuado de modo que hoje só encontramos resquícios do que fora um dia.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, o problema de não é de hoje e persiste. Antes escoravam as casas para possível restauração e hoje, já vejo muitas sendo demolidas porque anão há intenção de recuperação. Na Ladeira da Montanha não há mais nada daqueles antigos casarões, na rua da Preguiça e por aí vai.
    Um horror na cidade toda. Casas das décadas de 20, 30, 40 dos anos XX sendo postas abaixo para darem lugar a farmácias e etc.
    Um abraço.

    ResponderExcluir