sexta-feira, 7 de março de 2014

Minha Cadeira Thonet


Ganhei essa cadeira Thonet há muitos anos. Estava bem estragada, pois acho que estava a pegar chuva e sol. Da antiga palhinha nem restos havia...mas estava perfeita! Mas, creio, se eu não tivesse a sorte de resgatar, iria para o lixo.
Mandei restaurar com seu Marivaldo_já falei dele aqui_ da rua Rui Barbosa, e ele me entregou a cadeira perfeita. Pedrinho, empalhador, também da Rui Barbosa, colocou a palhinha, como só ele sabe colocar: perfeita!
Quando eu levei a cadeira ou os seus quase restos mortais à Rui Barbosa, a rua dos antiquários no centro de Salvador, ela causou sensação!!! Ficaram loucos pra que eu vendesse. É claro que não vendi e está comigo há uns 30 anos. Ou mais!
Nunca vi uma cadeira igual a essa. Do modelo dessa. Não é uma Thonet comum, simples. Sempre fiquei observando por aí para ver se achava outra igual, mas nada!
Lendo recentemente a revista da Biblioteca Nacional, eis que me aparece uma cadeira exatamente igual a minha e que pertencia à antiga Livraria Laemmert do Rio de Janeiro, fundada em 1838 e fechada em 1909.
A Livraria Laemmert de donos alemães, tinha em seu interior belíssimo, várias cadeiras iguais à minha para os seus fregueses se sentarem a escolher os livros para comprar. Adorei!

 O interior chiquérrimo da livraria com seus balcões e as Thonets enfileiradas. A foto é do livro História das Livrarias Cariocas de Ubiratan Machado, publicado pela Edusp, 2012.

 Molina baixou, aproximei...

 Mais próximo e... eis aí a minha Thonet original salva por mim de ir para o lixo e que, hoje, está em minha salinha de meu apartamentinho.

 Fui à Casa de Noca fuçar umas Thonets.

 Ui! Sou acrófobo!!! Jamais ficaria sentado em "minha Thonet vienense original", na beirada de um arranha_céu...


Um catálogo da época com variados modelos de cadeiras, sofás e mesas Thonet.

Uau! Ela faz  a linha creolina!
Quando eu quero um táxi para Viena d'Áustria, eu sento na minha Thonet e viajo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário