domingo, 21 de dezembro de 2025

Freira Vicentina


 São as minhas preferidas, as freiras Vicentinas, adoro, amo o chapéu corneta, ai aquele chapéu...dá vontade de usar um e sair por aí...no carnaval...ou em dias normais, indo trabalhar por exemplo, kkkkk, eu também sou Vicentina...kkkkkkk

Já escrevi muito sobre as Vicentinas aqui no blog e não vou me repetir, tem até um item dedicado a elas, as freiras, quem quiser ler é só dar um saltinho, um pulinho, mas é sempre bom lembrar que, aqui em Salvador, as Vicentinas tinham presença garantida nas ruas da minha infância e adolescência - quando elas apareciam na minha frente eu quase dava um ataque de felicidade ah ah ah e não conseguia tirar os olhos de cima delas... que aparição meu deus!!! Isso era no tempo da Casa da Providência e na igreja delas no bairro da Saúde. Hoje elas ficam no Convento do Salete, mas sem chapéu corneta, são simples agora como convém. Será que convém???

Nos filmes de Felini sempre tinha uma Vicentina passando pelas cenas, atravessando as cenas, uma beleza.

Volta Vicentinas!

Essa imagem da freira Vicentina é de 1952, revista Manchete e, estava em uma matéria do Facebook sobre o encerramento das atividades - em 2022 - da Fundação Romão Duarte que funcionou no Rio de Janeiro durante três séculos abrigando menores abandonados.

A freira Vicentina desta imagem estava de hábito branco. Acho que em trabalhos internos elas usavam o branco, pois as que me lembro usavam preto. E o chapéu corneta branco.