Páginas

domingo, 18 de agosto de 2024

Duas Vovós no Tricô!


 A primeira, em faiança, é mais velhinha e a outra, mais jovem e ainda faceira, trajando um belo modelo bordado em branco sobre o tafetá azul, é feita de pano com enchimento de algodão.

As tricoteiras são do Acervo Nina Sargaço de Têxteis para quem doei a "novinha" postulante à velhinha do tricô. Lá no acervo de Nina ela envelhecerá muito bem e sempre esticada!!!

-Meia, dois tricô, meia, dois tricô, meia, dois tricô e assim a vida seguia...





domingo, 4 de agosto de 2024

Leila Diniz . Domingo Ilustrado . 1971

Da minha coleção do Domingo Ilustrado, mais uma preciosidade, esta coluna de Agosto de 1971 de Pedro Bandeira, chamada Ipanema's Plá com Leila Diniz fotografando na sua Loja 12, butique em Ipanema. Me lembro que em um dos programas de Elis na Globo, o Elis Especial, ela falava sobre essa butique de Leila em Ipanema, pequenina como se fosse uma cabine de um elevador. E eis que encontrei essa matéria com Leila Diniz justamente na sua Loja 12 que a atriz dividia em sociedade com Vera Barreto Leite.

Leila Diniz tão linda, tão à frente do seu tempo, será que ela tinha consciência disso? Era de uma naturalidade, nada era estudado, toda alegria e vida. Amava Leila!

Minhas lembranças de Leila: no cinema, em novelas, nas revistas, na TV no programa de Flávio Cavalcante, sempre maravilhosa. E da minha tristeza e perplexidade quando morreu tão cedo. Já era uma estrela e ficou maior ainda no céu desse Brasil tão carente de mulheres autênticas e corajosas como Leila foi.
 


E Viva Leila Diniz Sempre!!!!!

domingo, 7 de julho de 2024

Antônio Adolfo em Londres . Domingo Ilustrado 1971


Folheando a minha antiga coleção do Domingo Ilustrado encontrei essa matéria com Antônio Adolfo e, pra mim foi uma surpresa saber que ele havia estado em Londres no início dos anos 70 na mesma época dos baianos Caetano, Gil e outros baianos ou não. Quando se fala em Londres 70 nunca se falou em Antônio Adolfo...então ele também foi fazer a sua pós graduação na loucura londrina daquele início de década.

Antônio Adolfo acompanhou Elis em shows na Europa em 68 ou 69, Elis gravou um disco em Londres, Elis in London,  Antônio Adolfo era parte da troupe da cantora. Será que ele já tinha estado na cidade antes???

Lendo a matéria, de agosto de 1971, escrita por Zora Seljan, a gente fica sabendo que o seu sucesso com as músicas BR-3 e Teletema o levaram para lá.
 




Abaixo, a capa do magnífico jornal/revista Domingo Ilustrado que meu pai colecionou e me deixou de presente.


segunda-feira, 24 de junho de 2024

Carmen Mayrink Veiga no Casamento de Maria Niarchos . Revista Interview . 1979




O texto magnífico e hilário de Nina Chavs KKKKKK, "a noiva usava um simplesinho moreira salles de Dior" KKKKKK e outros comentários que só Nina Chavs sabia fazer, criar, escrever, isso, sabia escrever um texto.



 A chegada "simplesinha" do casal Mayrink Veiga. Carmen no seu melhor estilo, "Profissão: Milionária!" 

Esse brinco de Carmen, na verdade um parure, conjunto de joias, ela usava demais. Li depois que essas joias foram roubadas em seu apartamento.


Essa matéria está na Interview n. 18 que traz Antonia Frering na capa. De vez em quando eu dou uma reolhada na minha coleção da revista que fui comprando desde os primeiros números, que era tipo um jornal, até quando virou revista.

A Interview na primeira fase, das capas colorizadas e tipo jornal era genial, matérias sensacionais e imagens idem. Depois a Interview aumentou de tamanho, ficou imensa e continuou com o mesmo esquema das capas com fotos em preto e branco colorizadas. Depois virou revista ficou tipo Vogue e eu comprava só de vez em quando. Mudou a cara daquela revista/jornal informal que era o charme dela. Pra mim perdeu a graça.

Nesse número da Interview  - julho de 1979  - não tem matéria ou entrevista com Antonia, na época Mayrink Veiga, só uma pequena foto. Foi só a linda capa.

De um determinado número em diante a Interview passou a ter um encarte com páginas duplas onde está a matéria do casamento de Maria Niarchos.

Da Interview já postei aqui as matérias que saíram com Carmen Mayrink Veiga, não sei por que deixei passar essa foto que me lembrava, mas não sabia de onde era. Achei agora, sem querer, 11 anos da criação do blog e 45 anos da edição da revista. KKKK

Depois de tanto tempo, não sei como essas revistas resistiram a umas cinco mudanças minhas de endereço! Só um taurino como eu para conservar.

Pergunto: onde andarão os álbuns de Carmen Mayrink Veiga? Eram 100 eu acho, de 1m por 1m, onde ela colava todas as fotos dos seus longos anos de vida social. Fotos do casamento de Maria Niarchos - que teve poucos fotógrafos no dia - Carmen deveria ter registros fotográficos e colocados lá. Uma pena terem sumido, ou guardados a sete chaves por alguém. Tomara.



Maravilhas da matéria: 

Cristina Onassis: "Perolinhas e maridão!" KKKKKK



Jacqueline de Ribes: Pregas e quilates!  KKKKKKKKK


Magnífica Carmen!





segunda-feira, 10 de junho de 2024

Veruschka em Salvador



 Veruschka veio a Salvador em novembro de 1967. Na época a "manequim" como se dizia, era uma das mulheres mais lindas, badaladas e fotografada do mundo. Tenho mil fotos de Veruschka guardadas - coladas - em antigos álbuns meus da adolescência. Eu adorava ela, adorava como ela se transformava com maquiagens e roupas incríveis e ficava outra, virava bicho planta...o fotógrafo Franco Rubartelli explorou a beleza de Veruschka à exaustão...sempre havia novas imagens da modelo nas bancas de revistas em fotos magníficas.

No filme Blow-up ela faz uma pequena participação, uma ponta que é, na verdade, uma aparição! Lindíssima, passa na frente da câmara, diz uma pequena frase e some de cena, mas não da nossa cabeça. Instante mágico de uma mulher de presença poderosa.

Perguntam a ela:  - Mas você não estava em Paris?

E ela responde: - Eu estou em Paris.

Essas fotos que estou colocando aqui eu arrastei do Facebook, encontrei por acaso e não resisti em postar aqui. Na primeira ela posa na casa de Jorge Amado e Zélia no Rio Vermelho, na época uma verdadeira embaixada da Bahia, quem era famoso ia na casa do famoso baiano e internacional escritor.

A segunda e terceira fotos tem Veruschka posando pro artista plástico e tapeceiro Genaro de Carvalho, baiano talentosíssimo e super badalado.

Bom, a Bahia sempre teve feitiço, encanto e charme, aliás, já teve bem mais!



sábado, 1 de junho de 2024

Uma Sumaúma Espetacular!!!


Esta Sumaúma, que é conhecida como A Rainha da Floresta Amazônica, fica na entrada na entrada da Estação da Lapa aqui em Salvador. Vivo louco querendo fotografá-la, pensando que, com a construção de novas vias de carros ou de ônibus, por aquele local tão movimentado, ela viesse a ser tombada, derrubada, posta no chão como qualquer arbusto, se é que se pode chamar um arbusto de qualquer, enfim, que fosse cortada como se nada significasse.

Consegui fazer a foto esta semana, um motorista do taxi deu uma parada e cliquei de dentro do carro, pois aquele lugar anda perigoso.

Essa Sumaúma é uma beleza. Pra variar, como todas da sua espécie, é imensa e surge à nossa vista como um monumento. Não sei se todas as pessoas que passam ali diariamente dão tanta importância à arvore ou por vê-la todos os dias se acostumaram, ficaram insensíveis e passam batidos por ela. Eu nunca fiquei indiferente a ela, aliás, naquele lugar tão feio, a Sumaúma se destaca e é pra mim, um deslumbramento, uma visão bela e refrescante numa cidade que está ficando tão pobre na sua cobertura verde.

Espero que se esqueçam dessa árvore, que nunca achem que ela incomoda e que, assim, continue ali, viva imensa e verde a Sumaúma da entrada da Estação da Lapa.



 

Resistindo!

domingo, 19 de maio de 2024

Detalhes de Arquitetura em Estilo Eclético em Salvador


Quando saio fico observando as ruas, as casas e o que restaram delas...a cada dia que passa os vestígios das decorações das casas do início do século XX estão mais escassos. Aquilo que eram detalhes marcando as posses dos seus antigos proprietários, hoje se revelam como detalhes daquilo que os atuais moradores se esqueceram de derrubar e ficaram lá porque não estão dando trabalho, não incomodam e existem ainda como restos, vestígios do passado próspero. Os detalhes de cimento prensado importados, que eu acho lindos, as conchas, vasos, bustos, flores, guirlandas, hoje são demais, excessos cafonas. Não custa nada derrubá-los. Os "confeitos de bolo" antigos ficam lá nas fachadas, solitários, aliás, em companhia dos "bolos" de fios da rede elétrica esperando a derrubada final, o seu fim.







 

terça-feira, 23 de abril de 2024

sábado, 13 de abril de 2024

Caetano Veloso e Dedé Gadelha . 1967


O casal na praia de Amaralina, pra onde foram depois do casamento na Igreja de São Pedro em Salvador, novembro de 1967.

Dá pra ver atrás dos dois a vegetação de restinga que ainda havia naquela praia, hoje, a orla de Amaralina é circundada por um calçadão, não há mais mato algum, cimento só.

Antes de escanear essa foto, que está no livro Universo 1967, entrei no Google e vi muitas fotos de Caetano e Dedé naquele dia de praia, mas esta não tem, então, o blog Antiguinho está presenteando a todos com essa imagem exclusiva...inédita!

Será?????



 

quinta-feira, 4 de abril de 2024

Mademoiselle Coco Chanel


Imagem de Mademoiselle Chanel no livro Universo 1967 que reúne fotos e notícias que foram destaque naquele ano. Essa foto de Coco Chanel é o máximo. É linda e triste. Precisava posar com um leão empalhado para enfatizar que era a rainha da moda? Decididamente, não!
Mas, naquela época, a caça era permitida, matavam todos os animais e os colocavam em seus salões como troféus de caça e de poder.
A matança infelizmente ainda acontece, por maldade, ignorância e estupidez.
A imagem é o registro de uma época.


 

segunda-feira, 1 de abril de 2024

O Corvo e a Raposa


Do livro, Língua Portuguesa de João F. Pinto e Silva, edição de 1925, esta fábula clássica e linda de O Corvo e a Raposa, traduzida, escrita ou reescrita por Bocage. Adoro a história da raposa ardilosa no seu intento devorador e o corvo que se deixou iludir por tão inútil elogio. Adoro as falas do corvo e da raposa, kkkk.

 Ainda se aprende com as fábulas...

A ilustração feita para o texto aqui neste livro antigo e precioso é linda.



 

domingo, 31 de março de 2024

Salvador


 Do livro, Novo Manual de Língua Portuguesa de João F. Pinto e Silva, edição de 1925.

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Regina Vianna . Magnífica Atriz!










Algumas fotos que fiz de Regina Vianna da tela da minha TV na reprise da novela Dancing Days. Na novela só tinha atores e atrizes boas e Regina Vianna, era uma delas, mais uma estrela.





 

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

São Jorge


 Andando pelo centro de Salvador encontrei essa imagem de São Jorge na entrada de uma residência. Nem precisa dizer que eu ADOREI!

Salve São Jorge!!!

quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

Igreja de Nossa Senhora do Pilar e Capela de Santa Luzia


 Hoje eu fui à Igreja do Pilar, fui na Fonte de Santa Luzia, lavar os olhos, pegar a água santa e milagrosa em garrafinhas para levar para casa e lavei os meus ágrafes, medalhinhas antigas feitas de chapinhas finas de prata. Há tempo que estava querendo fazer essa visita, mas sempre protelava...o lugar deserto assusta, mas foi uma surpresa, o local estava uma paz só, tranquilo, a igreja linda e toda restaurada, conservada, limpa, como se diz, uma beleza!!!!
O dia estava aquele bem típico do verão, quente, como dizia Nelson Rodrigues, "de rachar catedrais", mas estava lindo, claro, um silêncio em volta, uma delícia.
Rezei, lavei os olhos, colhi a água e fui ver a igreja, o interior, as imagens, o cemitério restaurado e aproveitei para fotografar, e muito, tudo aquilo que me chamou a atenção.

O cemitério.

A nave neoclássica da igreja.

Adornos no mármore que adoro!


E lá fora, "o sol de rachar catedrais"!!!!!!!!!




Azulejos  azuis em todas as paredes da igreja que é do século XIX.




Adorno! Adoro!

Entrada para o cemitério que estava fechado, fotos do interior só pelo portão. Sem problemas!

Jazigo estilo "sopeira" com sua lápide.
O interior do cemitério que há anos carecia de restauro e agora está assim, uma beleza!!!!

Agora quem reside ali são os pombos, razão pala qual o local vive sempre fechado...os funcionários limpam os cocôs dos pombos e logo logo esta tudo sujo novamente. E as fezes dos ombos são um perigo!!!!!!





Jazigos perpétuos dentro da nave da igreja e suas lápides que acho super interessantes. Adoro fotografar lápides de igrejas!


Jazigos com suas lápides.


A pia batismal na entrada da igreja, bela!!!!


O confessionário! Adorei, adorei esse confessionário tão leve, tão simples e lindo. E o banco!!!! Totalmente lindo! Vontade de mandar fazer um igual. Amei!!!!!!

Que banqueta linda!!!!!!!!!!

Lápide!
Sacristia com a antiga pia em mármore de Lioz, acho, em desuso. Linda!

Um adorno que está na parede, não sei se era dali ou se aproveitaram e, na restauração o colocaram ali. Parece que talvez fosse de um outro lugar e testá ali como um adorno de parede. É muito bonita essa forma em torcidos de madeira em dourado.


Um outro adorno de madeira dourada que colocaram na parede.


O Santo Antonio da sacristia.


Lojinha da igreja com vários itens à venda.

Muitas garrafinhas plásticas para o fiel comprar e encher com a água milagrosa.

A pia da sacristia.

Ao fundo a capelinha dedicada a Santa Luzia, antes, o sol, aquele, o de "rachar catedrais".


O interior da igreja com os nichos laterais com diversos santos. Logo na entrada, à esquerda, o altar de Santa Luzia. Dizem que quando essa imagem chegou a água da fonte começou a brotar nas rochas que fica atrás da igreja. Assim me falou uma zeladora da igreja que estava lá. O nome dela: Luzia.

A banqueta linda!!!!!!






Santo Antonio em seu altar.


São José.
São Sebastião.

Jesus Ressuscitado.

Nossa Senhora da Piedade.

São Gonçalo do Amarante. Imagem rara, há tão poucas aqui em Salvador!


São Miguel Arcanjo.










Um outro adorno de madeira em douramento encimando portas.




Os azulejos, uma parede bem extensa que leva à sacristia.






A capela de Santa Luzia onde há uma torneira que corre água sem parar. Um senhor estava lá nesse momento enchendo as suas garrafinhas de água milagrosa.

Parte da rocha preservada onde há muitas bicas de água escorrendo sem parar...


O interior da capela de Santa Luzia e a água, a água milagrosa de Santa Luzia!