domingo, 8 de maio de 2022

Zuzu Angel


 Uma página do Antiguinho para Zuzu Angel. Ano passado quando foi comemorado os 100 anos da estilista, não coloquei nada aqui, aliás nesses anos todos não postei nada ou quase nada sobre Zuzu. O motivo? Queria achar nas papelanças minhas, nos jornais e revistas velhas e nos recortes empacotados, alguma coisa antiguinha, mas meio inédita, fotos e matérias que não estão dando sopa pelo Google. E comecei folheando a minha coleção de Domingo Ilustrado de 1971 na certeza que ali encontraria o que eu queria: Zuzu Angel em fotos, notícias e imagens "velhas", mas novíssimas!

Essa matéria reúne três figurinistas, estilistas e costureiros brasileiros, Guilherme Guimarães, Joãozinho Miranda - de quem eu nunca tinha ouvido falar - e Zuzu Angel que, além de tudo, era uma criadora de estamparias originais em tecidos com temas e cores sensacionais. Naquela coleção para 72, Zuzu Angel apresentaria pássaros brasileiros em azul, verde, amarelo e roxo nas estampas de seus vestidos para o mercado americano e brasileiro.

Em breve espero encontrar mais coisas para colocar, aqui, nesta página Zuzu Angel.















2 comentários:

  1. Zuzu Angel foi uma pessoa importante nos anos 60, tanto pela inovação que trouxe para a moda,como por seu posicionamento político. Li agora que o estilo dela, misturava renda, seda, fitas e chitas com temas regionais e do folclore, com estampados de pássaros, borboletas e papagaios. Zuzu também trouxe para a moda as pedras brasileiras, fragmentos de bambu, de madeira e conchas.

    ResponderExcluir
  2. Touché, tudo bom? Sim o trabalho dela era totalmente inspirado na paisagem brasileira, fauna e flora. Motivos brasileiros do folclore regional, as chitas e rendas. Não sabia dos bambu, as cochas e madeira...
    Há uns 5 anos, acho, teve uma imensa exposição sobre a moda de Zuzu em São Paulo, com peças originais, muita coisa de época.
    A filha dela, Hildegard Angel administra o Museu Zuzu Angel de Moda no Rio. Morro de vontade de visitar, mas com essa onda de violência o Rio assusta e não tenho ido lá. Mas vou, sim!
    Tô doido pra achar mais coisas sobre Zuzu e colocar aqui.
    Um abraço.

    ResponderExcluir