segunda-feira, 27 de setembro de 2021

São Cosme e São Damião


 Viva a São Cosme e São Damião! Santos que representam o Brasil, o Brasil profundo, aquele que está indo pelo ralo, esquecido de suas tradições e costumes.  Mas, São Cosme e São Damião estão no controle.

E Salve 27 de Setembro!!!!

6 comentários:

  1. Triste mesmo. A própria Igreja Católica parece não estar nem aí para isso. Eu fiz meu caruru e fiz delivery pra minha família. Acho super importante manter essas tradições, especialmente nesse momento irracional em que vivemos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Triste sim! Mas a devoção continua. A devoção está adquirindo outras formas de se realizar, de continuar. Antes os festejos eram abertos, todos participavam, era uma alegria, porque juntava todo mundo, católicos e os que eram do candomblé. Hoje ficou mais restrito.
      O mundo está tão louco que uma festa dessas como a de São Cosme e São Damião parece que não tem mais lugar. Mas tem que ter e tem e terá! A devoção nunca vai acabar.
      Fé nos gêmeos.
      Um abraço resistente.

      Excluir
  2. Antigamente, mesmo católicos, participavam de festejos de diferentes correntes religiosas. Hoje existe uma satanização de manifestações não consideradas "cristãs". Triste.

    ResponderExcluir
  3. Olá. Todos se misturavam católicos e praticantes do candomblé, a festa era nitidamente sincrética e ninguém se importava com a religião do outro. O certo era louvar os santos fazendo a obrigação do caruru que era um ritual, uma coisa maravilhosa.
    Eram tantas as famílias que davam os carurus que dava para escolher, hoje, muito poucas restaram. Mas restaram!! Não acabaram! A devoção a São Cosme e São Damião não acabará nunca.
    Um abraço.

    ResponderExcluir