segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Cigarro Regina


 Reclame em um  Anuário da Senhoras de 1926

Naquela época e durante muitas décadas posteriores as propagandas de cigarros eram comuns e, muitas, eram belíssimas e chiques, como essa aqui. Sempre o cigarro associado a requintes, a vida boa, aos prazeres e até aos esportes. Hoje, propaganda é proibidíssimo e o cigarro banido da vida das pessoas - não vejo mais ninguém fumando por aí - porque, sabe-se, é totalmente por fora, vicia, mata. Sem charme algum.

Mas que os anúncios de cigarros eram um chiquê, lá isso eram mesmo.

4 comentários:

  1. Jorge

    Todos nós sabemos que o tabaco faz mal, mas estes antigos anúncios de cigarros eram fabulosos. Pela toilette da jovem presumo que esse anúncio deva ser dos anos 30 e está cheio de pormenores deliciosos, como o chapéu de palha pintado e envernizado, o casaco de peles, a maquilhagem, com os lábios desenhados em forma de coração e sobretudo a cigarreira. Será que alguém neste planeta ainda usa uma cigarreira?

    E havia cigarreiras tão bonitas, em metal dourado ou mesmo prata.

    Enfim, fica a imagem para recordar.

    Um grande abraço de Lisboa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Luís. É tanta coisa que eu poderia ter comentado sobre a foto, mas fiquei mais na questão dos anúncios de cigarros, do antes e do depois.
      As cigarreiras belíssimas e as piteiras, os acessórios tão chiques a acompanhar os fumantes nas cenas, nas caras e bocas, no charme ao fumar. Tinha gente que fumava com uma classe! Sabiam pegar o cigarro, colocar na boca, tragar ou não e jogar a baforada...tudo muito chique. Bette Davis, deixava a cinza enorme pendendo, quase a cair...era uma marca dela e como ela fumava bem!
      Tinha os anéis onde se prendia o cigarro, como o que Glória Swanson usou no filme O Crepúsculo dos Deuses. Uma maravilha!
      Tinha um cigarro chamado Charme. Era mesmo um charme fumar. Acabou. Restam os antigos reclames, as cenas de filmes e novelas antigos.
      Abraços.

      Excluir
  2. O anúncio é de 1926, como o Jorge bem indicou.

    ResponderExcluir