segunda-feira, 19 de julho de 2021

Boites Flag e Number One




Um leitor aqui do blog me pediu há tempos que eu fotografasse para ele uma página do jornal Domingo Ilustrado, uma coleção que meu pai fez nos anos 70 - 1971 - e depois me deu de presente os exemplares encadernados. Fiz as fotos e depois fotografei outras coisas interessantes pra colocar aqui, como essa matéria sobre as casas noturnas Flag e a Number One que, naquele ano de 71, estavam dividindo a frequência dos boêmios, intelectuais e elegantes cariocas da época. "Guerra na Noite" foi como chamou a jornalista Maria Lúcia - seria a Dahl? - para a divisão e as preferências dos notívagos cariocas.
Me lembro que por essa época li uma entrevista de Danuza Leão e ela dizia que a vontade que ela tinha naquele momento seria cantar na noite do Flag. Será que cantou? Deve ter cantado. Quem recusaria um desejo  de Danuza?
O que eu gostei também foi ver as fachadas das duas casas noturnas que eu nunca tinha visto, imagens dos seus interiores e os seus frequentadores, todos elegantes, cada qual defendendo os seus territórios.
E quem seria esta cantora se apresentando?











 


Página do Domingo Ilustrado de agosto de 1971.

2 comentários:

  1. Jorge

    Achei graça o Jorge ter usado o termo boite, directamente derivado do francês boîte de nuit. Também nesse tempo era a palavra que se usava em Portugal para designar essas casas nocturnas, onde se bebia, dançava e se podia também assistir a um pequeno espectáculo. Agora o termo é discoteca, que no passado se usava para designar uma loja que vendia discos em vinil. Enfim, tudo coisas antiguinhas.

    Um grande abraço de Lisboa

    ResponderExcluir
  2. Boite não é melhor??? O povo anda tão ignorante que nem deve saber o que é uma boite. A palavra já foi aportuguesada como muitos outros termos em francês. Prefiro a grafia antiga. As casas noturnas gays são sempre chamadas de boite, melhor, boate gay.
    Aqui no Brasil as palavras discoteca, danceteria já saíram de moda, agora é casa noturna que acho até melhor.
    Boite é coisa do tempo do abajour lilás.
    Abraços.

    ResponderExcluir