domingo, 14 de março de 2021

A Bahia se leva na Cabeça


Um texto muito bom de Jorge Amado para o livro Bahia de Todos os Santos que tem desenhos lindos de Carlos Bastos

Este recorte eu achei em um caderno que comprei "na chon"com matérias de jornais coladas de meados dos anos 70

Não era só eu que tinha a mania de recortar e colar.



 

2 comentários:

  1. Jorge

    No passado, as pessoas tinham muito o hábito de recortar dos jornais tudo aquilo que achassem interessante. Quando tinha uns cinco ou seis anos passei uma temporada em casa dos meus avós paternos, em Chaves e recordo-me de ver a minha avó de tesoura na mão a recortar artigos do Comércio do Porto, um jornal muito lido então por todo o Norte de Portugal. E tal como Jorge refere, esses recortes eram colados em cadernos, faziam-se montinhos temáticos ou então outra variante, arrumavam-se dentro de livros, que se reportassem à mesma temática. Se o artigo fosse acerca de Camões, era metido nos Lusíadas, mas se fosse acerca de ourivesaria era metido nas folhas de um livro sobre ourives portugueses. Tenho em casa alguns livros que eram da minha avó, com recortes desse tempo, muitas vezes anotados, com sua bela caligrafia angulosa, que na juventude tentei imitar. Na biblioteca onde trabalho, temos umas quantas colecções de recortes de imprensa, algumas delas com mais de 100 anos e são muitissimos consultadas.

    Um abraço lisboeta

    ResponderExcluir
  2. Olá, Luís. Esse costume de recorta e colar eu tinha, mas com imagens, fotos. Pouco texto. Eram os álbuns de artistas.Mas tenho um álbum dos anos 70 que tem muito texto. Acho que o tempo corria bem mais devagar e se tinha mais tempo para afazeres de contemplação, para o ócio bem aproveitado.
    Depois de ter comprado um único desses cadernos, dormi pensando neles...vontade de voltar e comprar tudo, mas não voltei. Mas foram vendidos.
    Esse costume era ótimo, distraía. Hoje essas colagens, principalmente as de texto, viram fonte de pesquisa. Carregamos esses guardados cheios de recordações que nos caem na cabeça e vamos acumulando nos nossos balaios interiores.
    Sim, eu também colecionava recortes e colocava em livros, por assunto em pastas, os classificadores , por assunto. Isso é muito bom! Uma pena que esse costume acabou.
    Sua avó era ótima e vc foi trabalhar em biblioteca...puxou a ela! Ler, recortar, assentar, colar, classificar. Nota 10!
    Abraço baiano.

    ResponderExcluir